Agora você não precisa mais gastar muito para jogar um bom game de futebol no console ou PC: a Konami lançou nesta quinta-feira, 13, uma versão gratuita de “Pro Evolution Soccer 2019”. A nova versão não conta com todos os modos e recursos da versão paga e tem algumas microtransações, mas aparece como boa opção para quem não tem dinheiro para comprar o jogo completo, mas não quer deixar de jogar futebol no videogame.

Chamado “Pro Evolution Soccer 2019 Lite”, o game conta com opções de partidas amistosas e treinos offline, assim como multiplayer online para jogos disputados entre dois jogadores, ou então em modos cooperativos.

O destaque fica por conta do modo myClub – o equivalente em “PES” ao modo Ultimate do FIFA. Jogadores podem montar equipes próprias com atletas de diversas gerações – além dos que jogam atualmente, algumas lendas do passado também são disponibilizadas para fazer parte do elenco. O time formado pode ser usado em partidas online contra pessoas do mundo inteiro.

publicidade

Na edição 2019, a versão gratuita de “Pro Evolution Soccer” permite também editar times, estádios, uniformes e atletas. Assim, você pode se adiantar a mudanças no mercado e transferir atletas para novos times sem precisar esperar um patch da Konami – ou então, pode adicionar jogadores que não fazem parte do jogo.

O lançamento de uma versão gratuita de “PES 2019” pode ser visto como uma forma de tentar atrair jogadores que estão deixando a franquia – de acordo com analistas, as vendas físicas do game ficaram 42% abaixo da edição 2018, o que certamente não agradou nada executivos da Konami.

“PES 2019” também foi o primeiro jogo da série a não ter a Liga dos Campeões da Europa após dez anos de exclusividade – a licença para o maior torneio europeu de clubes agora pertence ao rival FIFA, e é provável que isso tenha contribuído para a queda nas vendas.

“PES 2019 Lite” já está disponível para download no PC (via Steam), Xbox One e PlayStation 4.