Segundo a Microsoft, o Windows 10 tem atualizações “B”, “C” e “D”, mas nunca atualizações “A”! Essas atualizações são lançadas em momentos diferentes, contêm coisas diferentes e são oferecidas a pessoas diferentes. Mas o que isso realmente significa?

O que é uma atualização de qualidade cumulativa?

A Microsoft dá o nome de “atualizações de qualidade” aos upgrades do sistema lançados uma vez por mês. Isso as distingue das grandes “atualizações de recursos”, como a Atualização de outubro de 2018 e a 19H1, que são lançadas uma vez a cada seis meses, geralmente em março e setembro.

Reprodução

As atualizações de qualidade são cumulativas, o que significa que elas contêm todas as correções das atualizações anteriores. Portanto, quando você instalar uma atualização cumulativa em dezembro, receberá as novas correções de segurança de dezembro, bem como tudo o que estava nas atualizações de novembro e outubro, mesmo que você já tenha instalado essas atualizações anteriormente.

publicidade

Se você estiver atualizando um novo PC, terá um grande pacote de atualização cumulativa para instalar. Assi, não precisará instalar as atualizações uma por uma.

Atualizações “B”: correções de terça (também conhecidas como Patch Tuesday)

As grandes atualizações, com as quais a maioria das pessoas está familiarizada, saem nas “Patch Tuesday”, a segunda terça-feira do mês. Essas são chamadas de atualizações “B” porque são lançados na segunda semana do mês. Isso explica por que não há atualizações “A”, já que a Microsoft geralmente não lança atualizações na primeira semana do mês.

As atualizações B são as mais importantes, pois trazem correções de segurança. Elas são o tipo principal e mais importante do Windows Update. Elas também são previsíveis para administradores de sistemas.

Atualizações “C” e “D”: atualizações de visualização “opcionais”

Essas atualizações são lançadas na terceira e quarta semanas do mês, respectivamente, e não incluem novas atualizações de segurança.

São apenas correções de erros e melhorias para problemas não relacionados à segurança. A Microsoft diz que as atualizações C e D são “opcionais” e o Windows Update não as instalará automaticamente no seu PC.

Segundo a Microsoft , as atualizações “D” normalmente incluem a maioria das atualizações não relacionadas à segurança. Às vezes, a Microsoft lança atualizações “C” na terceira semana do mês para o Windows 7, Windows 8.1 e versões mais antigas do Windows 10.

Atualizações “C” e “D” são para usuários que buscam updates manualmente

Agora a coisa fica feia. A forma como a Microsoft lida com as atualizações C e D é simplesmente bizarra. A empresa engana as pessoas as quais chama de “buscadores”. Esses usuários são aqueles que não esperam a atualização surgir automaticamente. Eles vão até as configurações e “buscam” o update de modo manual (Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update e clica em “Verificar Atualizações”).

Na “cabeça”da Microsoft, isso faz de você um “pesquisador”. Desta forma, a empresa entende que você deseja testar esses updates antes da maioria dos usuários do Windows. A empresa admitiu isso, tanto que divulgou em seu próprio blog.

Em outras palavras, a Microsoft está usando pessoas que clicam no botão “Verificar atualizações” como testadores beta para correções de qualidade, em vez de confiar apenas no programa Windows Insider. Isso bizarro e levou a Microsoft a lançar a atualização instável de outubro de 2018 para muitos usuários do Windows 10 que não a desejavam.

Não é apenas uma preocupação teórica. A Microsoft recentemente teve que colocar um bloqueio no KB4467682 , uma atualização “D” que estava causando erro da tela azul em seus dispositivos Surface Book 2. As pessoas que nunca clicaram em “Verificar atualizações” e ficaram com as atualizações B não encontraram esse problema.

E a tela padrão do Windows Update no Windows 10 não fornece nenhum aviso sobre isso. É até ingênuo para uma empresa desse porte, mas é assim que o Windows 10 funciona até esse momento.

Atualizações Out.of.Band ou fora de época: apenas Patches Urgentes

A Microsoft também lança ocasionalmente atualizações que não seguem o cronograma de lançamento normal.

Por exemplo, se houver um grande bug de segurança que precise ser corrigido imediatamente, como o problema que fez com que alguns PCs do Windows 10 ficassem na tela azul, a Microsoft poderá consertá-lo com um patch imediato. Isso significa que todos recebem a correção o mais rápido possível.

Correções em atualizações fora de época também aparecerão na próxima atualização cumulativa. Então, se houver uma atualização fora de banda lançada no final de dezembro, ela também aparecerá na atualização B de janeiro no Patch Tuesday.

Atualizações de recursos: grandes atualizações a cada seis meses

Este tipo se refere às grandes atualizações para o Windows 10, lançadas a cada seis meses. Elas são separadas das “atualizações de qualidade” mensais e são basicamente novas versões inteiras do Windows 10. A Microsoft as lança gradualmente para os usuários.

Reprodução

A mais recente grande atualização do Windows 10 foi a de outubro de 2018 e não foi devidamente testada pelos usuários do programa Insider. Ela foi lançada para as pessoas que clicaram no botão “Checar atualizações”.

A Microsoft abusou muito desse botão, teve que retirar a atualização e ainda está consertando bugs desse update dois meses depois, apesar de tecnicamente, ser considerada estável e estar lentamente sendo lançada para os usuários do Windows 10.

Isso tudo faria muito mais sentido se o Windows Update fornecesse uma interface melhor que informasse às pessoas exatamente o que elas estavam captando. Os usuários não devem se tornar testadores acidantais porque costumam clicar no botão “Check for Updates”. E se é assim que o botão vai funcionar, a Microsoft precisa colocar um grande aviso sobre isso no aplicativo Configurações – não apenas nas postagens do blog.

Você é um “buscador” de atualizações do Windows? Já teve algum problema por causa de atualizações? Conte tudo nos comentários.