A Microsoft pode lançar até três novos consoles nos próximos dois anos. Segundo rumores, a empresa planeja lançar dois sucessores para o Xbox One em 2020, com preços e características diferentes. Antes disso, porém, a companhia pode apresentar um console da geração atual sem drive de disco e com preço mais em conta no início de 2019.

De acordo com a publicação do Windows Central, o anúncio da versão mais barata do Xbox One pode acontecer em janeiro com lançamento entre março e junho. Rumores indicam que seria um console sem entrada para discos de jogos, permitindo apenas downloads de cópias digitais na loja do aparelho. A redução no preço do aparelho, porém, ainda é desconhecida.

publicidade

Junto com o novo console, a Microsoft também pode introduzir um programa oficial para a conversão de jogos físicos para cópias digitais. Assim, os jogadores que optarem pelo Xbox sem driver de disco poderiam levar seu Blu-ray para lojas parceiras para obter um código de download e manter a sua biblioteca.

Próxima geração pode ter dois consoles

publicidade

Batizada internamente de “Scarlett”, a próxima geração do Xbox pode ter duas versões diferentes. O primeiro modelo teria codinome “Lockhart” e seria um sucessor do Xbox One S, ou seja, com o preço mais em conta. Do ponto de vista das especificações, é esperado um poder de fogo similar ao do One X atual com melhorias em alguns detalhes técnicos do modelo.

Já o console mais poderoso estaria sendo chamado internamente de “Anaconda” e seria o sucesso do Xbox One X. Nele, a Microsoft deve investir em mais poder de fogo, superando os 6 teraflops presentes na geração atual. Além disso, a empresa estaria considerando o uso de armazenamento SSD, o que reduziria drasticamente o tempo de carregamento de jogos.

publicidade

Ambos os consoles da próxima geração carregariam ainda todas as funcionalidades presentes no Xbox One, incluindo retrocompatibilidade com os títulos do Xbox One, 360 e original. Além disso, a Microsoft estaria trabalhando em uma nova plataforma batizada de Game Core, que faria parte dos novos esforços de unificação do seu ecossistema. O Game Core permitiria, entre outras coisas, que desenvolvedores portem seus jogos mais facilmente do Xbox para os PCs com Windows 10.

Outra parte essencial dos novos consoles seria o serviço de streaming Project xCloud. Anunciado este ano, a ferramenta permitiria que usuários rodem jogos de console em qualquer dispositivo, incluindo celulares, usando o método de entrada da sua preferência. A Microsoft, inclusive, estaria trabalhando com outras fabricantes para o lançamento de acessórios de jogos que aproveitem as características do Project xCloud em smartphones.

publicidade

Por fim, a expectativa é que os novos consoles sejam lançados no fim de 2020. Caso se confirme, os próximos Xbox poderiam chegar às lojas mais cedo que o PlayStation 5, que está sendo preparado para 2021. A Microsoft, contudo, não se pronunciou sobre os rumores.