Em um mundo cada vez mais tecnológico, a adaptabilidade precisa fazer parte das prioridades de uma empresa e se adequar a essa realidade é fundamental. Para essa transição aos conceitos de transformação digital acontecer da maneira mais prática possível, é essencial realizar o planejamento e a efetivação de uma gestão de mudanças estável e presente. Aqueles que fazem parte das lideranças de equipes precisam compreender que a transformação digital não é a projeção de um “futuro distante”. Ela está acontecendo neste momento, em larga escala, seja na rotina de trabalho ou nas metodologias de treinamento e desenvolvimento.

Algo a ressaltar: mudanças que redefinem modelos e padrões não acontecem de maneira repentina e desempenhar inúmeros estudos, análises e experimentações faz parte do percurso. Veja a seguir alguns insights sobre a transformação digital e os impactos positivos que ela representa na educação corporativa voltada à gestão de mudanças (ou change management, como é conhecido).

Gestão de mudanças: progressiva e contínua

Uma gestão de mudanças inteligente não é imposta, mas assimilada progressivamente. Conduzir a equipe com esse mindset facilita ao praticar a liderança de proximidade, para contar com o compromisso de todos em inovar sem comprometer os ânimos e a produtividade.

publicidade

O mesmo ocorre na transformação digital: Produtos que nascem com funções limitadas, pouca praticidade e diferenciais esparsos evoluem para máquinas poderosas e multifuncionais (de celulares para smartphones, considerando apenas um de inúmeros exemplos existentes).

A continuidade dos avanços só é possível quando a gestão de mudanças é uma realidade costumeira. Pensar em implementá-la apenas para iniciativas sazonais ou durante modificações inevitáveis (sem relação com estratégias de inovação ou otimização) é contraproducente e pode interferir no rendimento da empresa, pois as equipes passam a trabalhar em função da gestão de mudança de cada pequeno projeto e não em função dos resultados.

O que a aplicação da transformação digital aliada à gestão de mudanças faz por uma empresa

A transformação digital impulsiona a evolução e direciona o foco aos procedimentos em busca de resultados. Conforme as tecnologias evoluem e permitem um protagonismo maior dos colaboradores de uma empresa em múltiplos canais, a gestão de mudanças acontece de maneira mais natural e é internalizada por todos. Nesse contexto, as buscas por unificar métodos, ampliar políticas de modernização e procurar caminhos que levam à disrupção (procura por alternativas de criação de novos mercados, a fim de ter um diferencial único em relação à concorrência) têm um papel fundamental nesse processo.

Conscientizar os participantes do processo de T&D sobre a importância de aplicar novas formas de pensar o expediente, tanto no treinamento quanto na utilização do aprendizado no dia a dia, é crucial. Aproveitar o melhor das atualizações tecnológicas a favor da inovação possibilita mais do que uma simples automatização, levando a empresa a uma cultura de colaboração em todos os níveis hierárquicos.

Certo, mas… Qual a utilidade da transformação digital em treinamento e desenvolvimento?

A partir da gestão de mudanças aplicada à ideia de transformação digital, os treinamentos passam a acompanhar as tendências de aperfeiçoamento e a performance digital de mercado orientada a resultados. O cenário é reavaliado mais facilmente e, a partir de mensurações precisas, os aprendizados ganham consistência.

Isso guia a gestão de mudanças a partir de meios tecnológicos, abrindo um campo de possibilidades múltiplas, cobertas por uma metodologia completa como o novo blended learning, que engloba um desenvolvimento multidirecional e ampara a colaboratividade, as habilidades sociais e interpessoais, a liderança de aproximação e uma comunicação mais eficiente.