A Microsoft lançou uma nova versão de testes do Windows 10 com uma novidade para os fãs de emojis. Trata-se do suporte aos Kaomojis, rostinhos feitos com caracteres especiais, no painel de figurinhas do sistema. Além disso, a companhia introduziu novos recursos de segurança e mudanças de interface na build 18305.

Populares na cultura oriental, o Kaomojis poderão ser facilmente acessados a partir do atalho “Windows + . (ponto)”. O painel agora contará tanto com rostinhos já pré-preparados pela Microsoft como com caracteres especiais para que o usuário faça os seus próprios. Isso promete poupar bastante, já que atualmente é necessário decorar todas as combinações de teclado para gerar os caracteres.

ReproduçãoAlém dos novos atalhos, a Microsoft também adicionou rostinhos com base no feedback dos usuários. Isso inclui opções populares na internet como ¯\_(ツ)_/¯ e á“šá˜Âá—¢. A empresa, contudo, afirma que apenas os rostinhos tradicionais serão pesquisáveis em um primeiro momento.

Outras mudanças da Build 18305

publicidade

A Build 18305 também introduziu oficialmente o Windows Sandbox. Trata-se de uma espécie de máquina virtual destinada a rodar aplicativos e arquivos não confiáveis em um ambiente separado do sistema operacional. Com isso, diminuem a chance de o usuário ter sua máquina ou sistema comprometido por um malware.

A nova versão do Windows 10 também ganhou mudanças no histórico de detecções do Windows Defender, bem como a capacidade de bloquear ou limitar o número de mudanças em configurações chaves do sistema. A empresa também está investindo na criação de login através de envio de códigos SMS para o smartphone do usuário, sem a necessidade de uso de senha.

Por fim, há algumas mudanças pequenas como uma interface mais simplificada do Menu Iniciar em novos dispositivos, novo visual da área de transferência na nuvem e a inclusão do novo aplicativo do Office para Windows 10. Para baixar a build 18305, é necessário estar inscrito no modo Rápido programa Windows Insider. No entanto, a Microsoft recomenda que os usuários não instalem a atualização em sua máquina principal, dada a presença mais frequente de bugs.