A Samsung Electronics assinou um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding, MoU) com a Autoridade de Segurança de Transportes da Coreia (Korea Transportation Safety Authority, KOTSA), com o objetivo de colaborar no desenvolvimento da tecnologia de telecomunicações de última geração que trará inovações à condução autônoma em todo o país.

Nessa parceria, as duas entidades construirão redes de telecomunicações 4G LTE, 5G e Vehicle-to-Everything (V2X), além de infraestruturas de TI relacionadas na K-City, um local de testes para a tecnologia de condução autônoma na Coreia.

“Reunindo várias redes de telecomunicações, incluindo 5G, 4G e V2X em um só lugar, a K-City proporcionará experiências reais de condução autônoma para pessoas e empresas em todo o setor”, disse Byung Yoon Kwon, Diretor da KOTSA. “Esperamos que esse ambiente aberto funcione como um laboratório de inovação único para parceiros da indústria, permitindo acelerar a chegada da era da condução autônoma.”

“A importância de veículos autônomos e carros conectados está crescendo rapidamente na era do 5G, e o compromisso da Samsung com a inovação colaborativa nessa área está mais forte do que nunca”, afirmou Jaeho Jeon, vice-presidente executivo e chefe de Serviços Globais de Tecnologia da Divisão de Redes da Samsung Electronics.

publicidade

O que é a K-City

O termo K-City veio de fake-citys, ou cidades falsas, que servem como palco para testes das mais recentes tecnologias de cidades inteligentes. No caso da K-City da Samsung e KOTSA, consiste em cinco simulações que imitam a vida real, com áreas urbanas e rurais, comunidades locais, rodovias e estacionamentos espalhados por um campo de 360.000 m2.

Reprodução

K-City: cidade fake da KOTSA e Samsung para testes de carros autômomos. imagem: KOTSA (Korea Transportation Safety Authority)

Utilizando tecnologias avançadas de comunicação de veículos, a área de testes será um ambiente para veículos autônomos e carros conectados poderem experimentar condições de estrada, cruzamentos e túneis como realmente seriam. Ela também permitirá testes em situações de risco de acidentes que podem ser recriadas e repetidas, contribuindo para a maior segurança de motoristas e pedestres.

Juntamente com a implementação de equipamentos de rede, a Samsung começará a construir infraestruturas de TI essenciais para garantir o mínimo de latência e a segurança das informações na K-City. A Computação na Borda Móvel (Mobile Edge Computing, MEC) próxima às estações-base é fundamental para suportar a comunicação instantânea entre veículos em movimento rápido, permitindo que eles reajam a eventos imprevistos.

Projetada para ser um laboratório de inovação aberto e multiuso, atendendo a vários setores, a solução de rede da K-City, apoiada pela Samsung e pela KOTSA, estará disponível para profissionais e empresas de todos os portes. O local acabará por se tornar o centro de pesquisa para carros autônomos e carros conectados, que ficarão na vanguarda do crescimento do segmento do 5G.