Hackers gostam de colocar “Doom” em tudo o que for possível: torradeiras, Porsches, calculadoras e muitos outros dispositivos já receberam uma adaptação do jogo de tiro clássico. Mas agora parece que foram longe demais: inventaram um jeito de criar mapas para “Doom” com uso dos robôs Roomba.

O Roomba é o robô-aspirador de pó: ele é programado para limpar automaticamente a sua casa, passando por todos os cantos para garantir que ela fique livre de poeira.

O modder Rich Whitehouse usou o Roomba para criar mapas de Doom no que ele chamou de “Doomba”. Enquanto o robô limpa uma sala, um script do desenvolvedor rastreia os movimentos do dispositivo e mapeia o ambiente ao redor.

publicidade

Essas informações são enviadas a um software chamado Neosis, criado por Whitehouse. Ele usa os dados para criar um mapa para Doom baseado na sua sala.

Doom completou recentemente 25 anos e é incrível como ele se mantém vivo entre os fãs, que fazem questão de adaptá-lo para qualquer dispositivo possível. Essa criatividade faz com que o game seja popular mesmo entre jogadores mais novos, e explica o que motiva John Romero a desenvolver novas fases para o jogo.