O Essential Phone, primeiro celular lançado pela nova empresa de Andy Rubin, o criador do Android, foi oficialmente abandonado pela fabricante. A empresa não vai dar continuidade à produção do aparelho e diz que, agora, vai focar em um novo produto.

Nesta semana, o site 9to5Google relatou que o Essential Phone estava esgotado em inúmeras lojas e até no site da fabricante. Em nota, a empresa confirmou que não vai adicionar novas unidades aos estoques das lojas.

“Estamos trabalhando duro em nosso próximo produto móvel e continuaremos vendendo acessórios e fornecendo atualizações rápidas de software e suporte aos clientes da nossa comunidade existente”, declarou a Essential em comunicado.

Também chamado de PH-1, o Essential Phone foi anunciado em maio de 2017 e começou a ser vendido em agosto do mesmo ano. O smartphone foi pioneiro em escolhas polêmicas de design que viraram tendência, como a eliminação da entrada para fones de ouvido e o entalhe no topo da tela, o famoso “notch”.

publicidade

Além disso, o Essential Phone foi o primeiro celular não produzido pelo Google a receber uma nova versão do Android no dia do lançamento. Em agosto de 2018, quando o Google lançou o Android 9.0 Pie, o celular recebeu a atualização no mesmo dia que os aparelhos das linhas Pixel e Nexus.

Mas em números, o Essential Phone não foi um sucesso. A estimativa da consultoria IDC é de que a empresa de Andy Rubin tenha conseguido vender apenas 90 mil unidades do celular nos primeiros seis meses após o lançamento, o que é muito pouco para uma empresa que produz hardware e precisa lidar com altos custos de produção.

Em outubro, a Essential cortou 30% de sua força de trabalho. Os cortes atingiram majoritariamente as divisões de hardware e vendas da companhia, dois dos principais setores da fabricante, o que deu novos indícios de que a sua saúde financeira não ia bem.

Com o anúncio de que o Essential Phone não vai mais ser fabricado, fica a dúvida sobre qual será o próximo “produto móvel” que a empresa diz estar desenvolvendo. Não há qualquer rumor sobre a produção de um Essential Phone 2.