A Sony fez sua apresentação na CES 2019 nesta semana e também aproveitou um dos maiores eventos de tecnologia do mundo para mostrar ao mundo suas novas TVs. Os modelos fazem parte da família top de linha Bravia Master da empresa.

A principal novidade é a Bravia Master Series Z9G, a primeira linha de TVs LCD de 8K da Sony. A linha é formada por dois modelos, um de 85 e outro de 98 polegadas. Ambos possuem o processador de imagem X1 Ultimate para ampliar a resolução.

Esse processador é o principal responsável pelo 8K da TV. Como pouca coisa no mundo é produzida nesta resolução atualmente, o trabalho do chip é realizar um upscaling – isto é, a ampliação artificial dos pixels na tela – para alcançar o número mágico.

Segundo a Sony, o processador usa um “banco de dados personalizado de algoritmos de ultra resolução 8K” para dobrar a resolução de imagens originalmente em 4K. O resultado é uma ampliação artificial, e não um conteúdo nativo em 8K.

publicidade

Já a Bravia Master Series A9G é a nova linha de TVs 4K da Sony. São três modelos: um de 55, outro de 65 e outro de 77 polegadas. Todas as telas são OLED neste caso e reproduzem resolução 4K nativamente, sem o upscalling das TVs 8K.

Segundo a fabricante, as novas TVs têm aproximadamente metade da espessura dos modelos anteriores quando fixadas na parede. Os aparelhos também usam o processador gráfico X1 Ultimate e investem pesado em software para tornar as imagens melhores.

A Sony ainda não divulgou os preços nem previsão de lançamento das novas TVs no Brasil.