Caso o seu computador fique em lugar onde outras pessoas tenham acesso a ele, nunca é demais tomar algumas medidas para proteger o conteúdo e outras informações pessoais importantes que estão nele. Uma boa ideia, por exemplo, é fazer o computador bloquear automaticamente o seu acesso por um período de tempo após alguém utilizar uma senha errada para utilizá-lo.

Por sua vez, o Windows 10 possui nativamente este recurso de bloqueio automático da máquina, mas ele não vem ativado por padrão e nem é tão facilmente localizável dentro de suas configurações. A seguir, veja como fazer o Windows se bloquear automaticamente por um tempo após tentativas de login incorretas nele.

Importante

Antes de prosseguir com este tutorial, apesar de ele utilizar um recurso nativo do sistema, é aconselhável fazer um backup de seus dados importantes, assim como um ponto de restauração na máquina. Caso mais de uma pessoa utilize o computador, lembre-se também de criar um usuário para cada pessoa e explicar o que foi feito para evitar eventuais problemas.

Como fazer o Windows bloquear automaticamente a máquina

A configuração a ser realizada a seguir é bem simples e não requer muitos passos, mas é necessário que você esteja utilizando uma conta com privilégios de administrador para realizá-la. Veja como prosseguir:

publicidade
  1. Abra o menu Iniciar e procure pelo item “Política de Segurança Local”;

    Reprodução

  2. Pelo menu que está na parte esquerda da tela, entre em: Configurações de segurança > Políticas de conta > Política de bloqueio de conta”;

    Reprodução

  3. Agora, dê um clique duplo em “Limite de bloqueio de conta”;

    Reprodução

  4. Coloque o número de tentativas que deverão acontecer para fazer o bloqueio. Clique em “Aplicar”;

    Reprodução

  5. Na janela que aparece, clique em “Ok” e, então, em “Ok” novamente;

    Reprodução

  6. Reinicie o computador.

Neste momento, a configuração realizada acima para bloquear a máquina automaticamente já está funcionando e, caso ocorra este bloqueio automático, a máquina só poderá voltar a ser utilizada após trinta minutos. Caso queira mudar este limite de tempo, basta seguir estes passos:

  1. De volta a tela de “Política de Segurança Local”, entre novamente em “Configurações de segurança > Políticas de conta > Política de bloqueio de conta”. Desta vez, dê um clique duplo em “Duração do bloqueio de conta”;

    Reprodução

  2. Defina quanto tempo o computador deverá permanecer bloqueado.

    Reprodução

Caso queira, seguindo estes mesmos passos, também é possível usar a função de “Zerar contador de bloqueios de conta após” para definir um tempo em que o computador esquecerá que foram realizadas tentativas de acesso a ele.

Pronto! Agora, você já sabe como deixar a sua máquina mais protegida de pessoas que tentam o acesso a ela sem saber a sua senha. Para reverter as alterações realizadas neste tutorial, basta entrar novamente na opção do “Limite de bloqueio de conta” e colocar o valor de tentativas para “0”.