Uma boa lente é tão importante, se não mais importante, do que a câmera à qual está conectada. Se suas fotos estão desfocadas porque há manchas na sua lente, não há nada que você possa fazer, a não ser procurar uma assistência técnica. Com isso em mente, vamos ver como manter as lentes limpas para economizar com manutenção e não perder aquela imagem preciosa.

Use as tampas da lente

Se você não estiver usando sua câmera, mantenha a tampa na lente. Se sua lente estiver fora da câmera, não deixe para depois: coloque as duas tampas, nos dois lados. É realmente isso: manter suas lentes tampadas ajuda muito para que elas não fiquem expostas a todas as partículas de poeira no ar e você possa maneja-las sem que suas impressões digitais as manchem .

Reprodução

Isso não significa que você deve remover a tampa de uma lente somente quando for tirar uma foto. Elas são surpreendentemente duráveis – desde que você não pratique esportes radicais com elas – e também são fáceis de limpar. Se você estiver vagando pela cidade tirando algumas fotos, ou em um evento, sua câmera deverá estar ligada e a tampa da lente pode ficar fora (se não, você pode perder o melhor momento para uma foto ótima). É só usar as tampas enquanto a sua câmera está em casa ou na sua bolsa, para garantir proteção.

publicidade

Preste atenção ao ambiente

Poeira e manchas virão de duas fontes: o ambiente externo e do próprio dono. Se você observar um pouco onde está tirando fotos e como lida com suas lentes, é muito mais simples mantê-las limpas.

Por exemplo, se você quer tirar fotos na praia é notório entre os fotógrafos saber a capacidade da maresia em borrar uma lente. Uma pequena gotinha cai sobre o elemento frontal e, mesmo que você a limpe ou a água evapore, ela deixa o sal lá. É uma questão de agilidade para limpar nesse caso e ficar atento.

Se estiver trabalhando em um ambiente cheio de poeira, molhado ou cheio de partículas, ignore os conselhos acima sobre as tampas e mantenha-as sempre nas lentes. Além disso, evite apontar sua lente diretamente para o vento / spray / o que quer que seja, até que esteja pronto para começar a fotografar.

Da mesma forma, quando você está mudando de lentes ou manipulando sua câmera, não toque no elemento frontal. Apenas mantenha suas mãos longe do vidro e ele ficará limpo. Você também não deve deixar uma lente exposta voltada para cima: partículas de poeira no ar irão se depositar nelas.

Levar um pano de microfibra

A maioria dos fotógrafos de paisagem possui mais panos de microfibra do que roupas íntimas. Eles são baratos e super úteis. Se houver sujeira ou manchas na sua lente, apenas pegue um pano de sua bolsa e limpe-a. Se um pano ficar sujo, pegue outro. Depois de ter a câmera configurada para uma foto de paisagem, faça uma uma rápida limpeza na lente por precaução.

Praticamente qualquer tecido de microfibra serve. Sugerimos comprar um monte deles e, quando estiverem muito sujos, descarte-os. Deixe alguns em suas malas, no carro e, caso contrário, mantenha-os sempre disponíveis quando sair para fotografar.

Faça a limpeza completa com certa frquência

Não importa o que você faça, suas lentes ocasionalmente precisarão de uma limpeza decente. A boa notícia é que é muito simples de fazer e você só precisa de algumas coisas: um soprador de ar, uma escova macia, um pano de microfibra e um limpador de lente ou uma caneta para lente .Reprodução

O processo é fácil:

  • Use o soprador de ar, o pano de microfibra e a escova macia para limpar as partículas que estiverem aderindo à sua lente.

  • Pegue o limpador de lente ou a caneta de lente e, começando pelo centro do elemento de lente, esfregue em círculos para fora, limpando qualquer mancha.

  • O passo final é pegar o soprador de ar, escovar e dar uma boa limpeza no interior das tampas das lentes; não adianta limpar a sua lente se a tampa estiver lançando poeira logo em cima, assim que você terminar a limpeza.

Manter suas lentes limpas requer pouco esforço, mas é um ato contínuo. Suas fotos ficarão melhores e você vai economizar com manutenção.