No início do ano passado, ouvimos que o Google Play estava testando a funcionalidade para nos informar quando estávamos ficando sem memória. Agora, a loja de apps do Google parece ter sido atualizado novamente, mostrando um novo acesso na guia “Meus aplicativos e jogos” > “Instalado” que mostra o armazenamento disponível no smartphone e que inclui um recurso interessante: a desinstalação por lote .

Não sabemos em qual versão do Google Play esta opção foi implementada, mas verificamos que ela está disponível em vários dispositivos e, na verdade, está disponível em todos os que analisamos. Então, vamos ver o que nos oferece.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre a empresa!
-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android

Como desinstalar apps em massa no Android, pelo próprio sistema

Como pode ser visto nas capturas de tela, na parte superior aparece, no topo, o armazenamento disponível e o quanto está sendo ocupado neste exato momento. A tradução para a língua portuguesa faz com que os caracteres se sobreponham e, por isso, em alguns celulares, não é possível ler o quanto estamos ocupando (o meu, por exemplo, não deu – poderia corrigir isso, Google?)

publicidade

Reprodução

Enfim, ao clicar nesse item, a próxima tela exibe uma lista de todos os aplicativos que instalamos e, mais interessante, a opção de desinstalar em lote, ou, em bom português, vários de uma vez só.

Para fazer isso, basta selecionar todos os aplicativos desejados . Feito isso, o Google Play mostrará a quantidade de memória que vamos liberar e, se continuar, os desinstalará de uma só vez, desaparecendo assim o ícone da tela principal e da gaveta de aplicativos.

No entanto, os aplicativos do Google ainda são intocáveis. Por exemplo, no Android One é possível desinstalar o Google Drive, mas não o Google Fotos ou o Google Agenda. O mesmo vale para os aplicativos proprietários da Samsung ou LG. Aqueles que não podem ser desinstalados das configurações não podem ser desinstalados do Google Play também.

É uma boa opção para quando começamos a perceber que o celular começou a ficar lento ou apenas quando queremos fazer uma limpeza geral de forma rápida.