Desde o lançamento do iPhone X, muitas fabricantes têm adotado em suas telas o “notch”, também chamado de entalhe ou até mesmo de topete por algumas pessoas. Apesar de ser bonito e mudar o estilo do aparelho, muitas fabricantes não trazem opções para esconder este detalhe que pode atrapalhar a utilização de alguns programas ou apenas ser um incômodo.

Felizmente, graças a desenvolvedores que participam do fórum XDA-Developers, uma solução universal foi criada para esconder este notch. A seguir, veja como esconder o notch do seu celular com Android.

Importante

Diferente do que se possa imaginar para realizar esta tarefa mencionada acima não é necessário possui root no Android. Entretanto, é necessário avisar que o programa adiciona uma pequena borda preta na parte superior do dispositivo, o que pode tomar um pouco de espaço da tela, ao menos na parte onde ficam localizados itens como a porcentagem da bateria e relógio.

Como esconder o notch no Android

Assim como foi dito acima, para realizar esta tarefa no Android é necessário obter um programa, que é gratuito e requer poucas permissões para entrar em funcionamento. Veja a seguir como obtê-lo e configurá-lo:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Nacho Notch – Notch Hider;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, leia os seus termos de uso e, caso esteja de acordo, apenas prossiga.

    Reprodução

Após ter concordado com os termos de uso, note que o programa fechará sozinho, mas fique tranquilo, isto ocorre porque ele é configurado em uma outra parte do sistema. Veja:

  1. Na tela inicial do Android, abra a barra de notificações e faça a sua expansão;

    Reprodução

  2. Então, toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Ordem dos botões”;

    Reprodução

  3. Procure o “Hide Notch” na lista e adicione-o a um lugar disponível;

    Reprodução

  4. Ao tocar no “Hide Notch”, conceda a permissão necessária para que o programa possa funcionar corretamente.

    Reprodução

Pronto! Agora, sempre que você precisar esconder o Notch, basta abrir a central de notificações do Android e utilizar o atalho do “Hide Notch”. Na maioria dos casos, o aplicativo já consegue detectar o tamanho do notch do aparelho para se adaptar a ele de forma automática, mas caso isso não ocorra, o seu tamanho pode ser alterado dentro do aplicativo ao ir em suas configurações.