A TV Samsung UN65NU-7400 4K é uma smartTV com resolução 4K e tela de 65 polegadas. E quando uma aparelho desse tamanho chega em sua sala, tenho que relatar aqui que a experiência é bem diferente de ver a mesma TV em uma loja. Ela é imensa quando está dentro de uma sala. E por isso fiz questão de comentar: é muito, muito, muito legal ter quase um “cinema” dentro de casa. Logo, confira o nosso review detalhado sobre o televisor.

Smart TV Samsung UN65NU-7400: dimensões e acabamento

Eu perdi todo o espaço do meu rack para colocar qualquer outra coisa em cima dele. A Samsung UN65NU-7400 tem 1,46 metro de largura. Portanto, anote isso caso esteja pensando em comprar uma TV desse porte, pois é preciso espaço para instalar.

Reprodução

publicidade
Smart TV Samsung 4K UN65NU7400: as 65 polegadas ocupam quase 1,5 metro de largura

A base dessa TV é um suporte em Y, o que acho melhor do que base com pés um em cada ponta, pois, a base em Y é uma solução interessante para mesas ou racks menores. Mesmo se você pensa em pendurar na parede (essa TV tem os furos para isso, mas o suporte é vendido separadamente), tenha em mente que ela pesa 25 quilos (já tirando a base).

Depois dessas informações necessárias sobre as dimensões da TV, agora vamos à parte legal. Uma telona de 65 polegadas com 4K de definição se transforma praticamente em um cinema na sala. Ao menos para a maioria de nós, brasileiros. Assisti à programações em uma distância de 2 metros da tela, aproximadamente. E foi uma experiência ótima.

A vantagem clara da tela grande é perceber cada detalhe do filme, série, games, partida de futebol, ou qualquer outro entretenimento que não perceberíamos em telas menores. Eu já havia feito testes em uma TV de 50 polegadas e posso garantir que a experiência quanto ao tamanho da tela faz sim, muita diferença.

Quanto ao acabamento, não há muito destaque. As bordas são revestidas por moldura em plástico cinza claro e resistente, é fato. Porém, a tinta sai fácil se sofrer arranhão. A parte de trás também é de plástico, na cor preta e texturizado, o que foi uma boa ideia, pois assim qualquer arranhão que aconteça, não vai aparecer. Enfim, é preciso tomar cuidado sempre que for movê-la de local, pois ela é toda feita em plástico, mesmo que seja resistente.

Smart TV Samsung UN65NU-7400: conectores

Essa TV traz duas portas USBs 2.0 para conectar HD e pendrive. Aceita tanto formato Mac quanto Windows e lê a maioria dos formatos de imagens e vídeos, incluindo o MKV. Também tem 3 entradas de vídeo HDMI, 1 entrada de rede cabeada (RJ-45), entrada de vídeo composto e outra de vídeo componente (adaptadores acompanham a TV), além de 1 saída de áudio digital. E claro, temos que lembrar que há a entrada para antena de TV Digital, para sintonizar os canais abertos.

Reprodução

Conexões da Smart TV Samsung 4K UN65NU7400

Smart TV Samsung UN65NU-7400: Desempenho, menu e qualidade da imagem

Essa TV usa resolução 4K, também chamada de ultra HD (3.840 x 2.160 pixels). O painel usa tecnologia LED com frequência de 60 Hz. Ok, nada de mais na tecnologia, a não ser o clear motion rate que, nada mais faz do que criar um frame intermediário na construção da imagem que ajuda a não ficar com efeito fantasma.

Mas o que chama mais a atenção é a tecnologia HDR plus, que traz um diferencial para o painel de LED. As cores são mais vivas graças a esse padrão, com contraste mais vibrante, o que quer dizer que as imagens não ficam escuras, nem lavadas. Portanto, assistir filmes, séries ou desenhos foi uma experiência ótima.

Reprodução

Smart TV Samsung 4K UN65NU7400: o modo HDR Plus ajuda muito o painel de LED a fornecer cores mais vibrantes, sem perder o balanço de brilho

A qualidade do áudio não chamou a atenção. Não é ruim, mas, como é de costume em TVs finas, os alto-falantes não oferecem nada de mais.

O que me agradou também foi a velocidade da série 7400. Qualquer operação nessa smart TV é rápida. Os menus abrem rapidamente, os canais trocam rápido, componentes são pareados rapidamente (fones de ouvido ou caixas de som), o Wi-Fi se conecta rapidamente, os aplicativos carregam rápido e assim por diante. Falo isso com propriedade, pois tenho uma Smart TV Samsung da série 6400 e os menus e o acionamento de outras atividade são lerdos.

Reprodução

A loja de apps da Samsung oferece muitas opções e é fácil navegar

Outro destaque é o Hub de apps. Ao clicar no botão home do controle, é acionada uma barra na parte inferior da tela com os apps mais utilizados. Essa interface foi bem projetada, com design intuitivo e com possibilidade do usuário posicionar os itens de acordo com sua preferência e também adicionar aplicativos ao menu inicial, agilizando o acesso a eles.

Reprodução

Hub de apps da smartv TV Samsung UN65NU-7400 é intuitivo e pode ser customizado pelo usuário

Smart TV Samsung UN65NU-7400: controle remoto

O nome Smart realmente faz jus nesta TV. O controle remoto deste modelo de TV é o mesmo da série anterior da Samsung. É um design bem pensado: compacto, ergonômico e com poucos botões.

Reprodução

Smart TV Samsung 4K UN65NU7400: controle remoto é compacto e aceita comandos de voz para várias funções

Ele entende comandos por voz para trocar de canais, controlar o volume, abrir o menu (inclusive entende menus específicos) e dispositivos conectados, como um HD ou pendrive, além de iniciar uma gravação de programa e muitos outros comandos. E mesmo assim, todos eles também são acessados pelos botões, mas o controle por voz é mais rápido.

Smart TV Samsung UN65NU-7400: itens extras

Além do Wi-Fi, essa TV tem Bluetooth, o que achei bem interessante para usar fones de ouvido ou mesmo parear uma caixa de som. Aliás, se um home theater ou soundbar estão muito caros, a solução de parear uma caixa de som Bluetooth potente é  algo bem legal de usar nessa TV. Eu testei esse item e funcionou muito bem, com sincronização perfeita do áudio com a imagem. Ou seja, o som levado para a caixa não sofre atrasos.

Essa TV também já está integrada com a IoT (internet da coisas). Com a ajuda do app Smart things, instalado no celular, você pode configurar automações de produtos compatíveis e sincronizar a configuração no aparelho.

Depois basta usar o controle remoto da TV para interagir com aparelhos na casa. Como exemplo, é possível ligar o ar na temperatura desejada ou ligar (e desligar também) a máquina de lavar roupa usando apenas o controle remoto. Também com o app smart things é possível controlar a TV por meio do smartphone, assim como espelhar o conteúdo do telefone da TV com apenas um toque, bastando que o televisor e o celular estejam na mesma rede Wi-Fi.

Reprodução

A Smart TV Samsung 4K UN65NU7400 está preparada para a IoT (internet das coisas

Uma curiosidade nesse modelo da série 7400 é a possibilidade de espelhar a programação da TV no smartphone. Eu fiz esse teste, funcionou, mas só vi uma utilidade: depois desse espelhamento no celular, a TV pode ser desligada.

Assim você fica livre para andar pela casa e assistir a programação na telinha do telefone, ganhando mobilidade. Enfim, é uma função a mais. Com um tablet (que traz um display maior), ou no futuro próximo, com um celular dobrável, a experiência pode ser uma boa ideia.

Outra recurso legal é para quem curte jogos, que vai além de apenas conectar o videogame, que já é comum em qualquer TV. A Samsung tem o app Steam Link, que conecta rapidamente seu desktop ou notebook pela rede Wi-Fi para jogar no telão. Eu testei e a velocidade não decepcionou. E olha que uso o próprio roteador da operadora de internet.

Fora isso, ela tem todas as opções que toda smart TV tem: pode ser programada para ligar e desligar automaticamente, gravar programas de TVs abertas, inclusive programando a hora e tem sleep timer, que desliga automaticamente se não há interação com ela durante um período de tempo.

Smart TV Samsung UN65NU-7400: conclusão

Esta TV tem uma imagem ótima, com cores vibrantes graças ao modo HDR plus e também não apresenta efeito de rastros quando a imagem está em movimento, mesmo sendo um display com tecnologia LED. Os menus são intuitivos e customizáveis de acordo com o gosto do usuário, para colocar atalhos de aplicativos, canais de TV e entradas de periféricos. A loja de aplicativos é farta, com vários apps conhecidos, como Facebook, Spotify, YouTube, TED, Sport TV, Fox, Prime Video, Netflix e outros mais.

Uma coisa bem legal é a velocidade de operação. Acionar os menus, mudar de canal, abrir um app, entrar na loja de apps, são todas operações feitas rapidamente. Faço questão de comentar isso, pois até a série 6400 das smart TVs da Samsung, a velocidade deixava a desejar. Vale citar ainda a conexão Bluetooth para fones de ouvido, caixas de som, teclado e mouse. O único ponto mais fraco é o áudio, como qualquer TV fina, os alto-falantes ainda não conseguem surpreender.

Logo, no geral, se você quer investir em uma TV 4K de ótima qualidade, a UN65NU-7400 é uma ótima opção.