Poucas coisas são mais simbólicas do que é a CES do que um evento que aconteceu na última semana: um robô simplesmente foi atropelado por um carro conduzido em modo autônomo em Las Vegas, em um incidente que parece ter saído da ficção científica.

O robô em questão é o Promobot V4. Ele andava pela Paradise Road, em Las Vegas, em direção ao centro de convenções que sediava o maior evento de tecnologia do mundo. No entanto, no seu caminho, ele foi atingido por um Tesla Model S, que estava com modo totalmente autônomo ligado, já que seu dono acreditava estar em uma área tranquila. Segundo a empresa, o robô “morreu”, tendo sido danificado de forma a impossibilitar o seu reparo.

Segundo a Promobot, empresa responsável pelo robô, a máquina atropelada era parte de um grupo que estava viajando em fila acompanhado dos engenheiros responsáveis. O problema é que um dos robôs acabou se desgarrando do grupo e entrando na rua, onde ficou vulnerável ao atropelamento. 

publicidade

O que é curioso é que não é a primeira vez que o Promobot se envolve em situações inusitadas como resultado de um comportamento incomum. Em 2016, a empresa russa chamou a atenção do mundo quando um de seus robôs acabou fugindo do centro de pesquisas e causou um congestionamento na cidade de Perm, o que gerou um rebuliço curioso do público que teme o avanço da inteligência artificial.

A fuga do centro de pesquisas também não é o único ato de rebeldia do Promobot. No mesmo ano, o robô acabou “preso” em um ato político na Rússia. Na ocasião, ele estava sendo usado por um candidato em campanha para fazer pesquisas de opinião com o público, mas a polícia pediu para que ele fosse recolhido, chegando a fazer menção de algemá-lo.

O Promobot, foi criado para andar de forma autônoma, o que de fato ele fez quando teve a oportunidade. No entanto, ele foi projetado para fazer isso em eventos, onde ele tem liberdade para interagir com pessoas para promover produtos, e não na rua, o que só é corroborado pelos incidentes curiosos enfrentados pelo robô.