Vivemos uma Era extraordinária, afirmação que é respaldada por vários indicadores. Quando comparamos dados e informações disponíveis sobre os últimos 200 anos com o momento atual, chegamos à conclusão de que estamos em um momento ímpar na história da humanidade e caminhamos para um período de grande abundância de todos os recursos. A expectativa de vida, por exemplo, deu um salto e continuará aumentando graças aos avanços da medicina, que em última instância são um reflexo da característica exponencial da Tecnologia da Informação.

Esse exemplo demonstra o efeito real de como funciona a Aceleração Exponencial de Retornos, uma ação inerente às aplicações de Tecnologia de Informação. Podemos ver esses benefícios em vários outros desafios da humanidade, como fornecimento de energia, alimentação, água, moradia e mobilidade, que hoje estão sendo superados com maior agilidade.

Dados como a redução da pobreza mundial, que saiu de mais de 90% em 1800 para 10% em 2015, segundo o Banco Mundial; ou a brusca queda na taxa de mortalidade infantil, caindo de 50% em 1800 para percentual inferior à 5% em 2016, de acordo com o GapMinder e o Banco Mundial, trazem à luz o poder de impacto das tecnologias quando colocadas à serviço da sociedade, isso mesmo sob um ponto de vista linear.

Hoje, quando falamos sobre soluções exponenciais, estamos diante de um novo patamar de aceleração, com resultados mais eficientes e rápidos. É muito interessante pensar que o poder tecnológico e computacional que o presidente dos Estados Unidos possuía há 25 anos não chega aos pés da capacidade que qualquer cidadão hoje usa em seu smartphone.

publicidade

Os custos de fornecimento têm caído drasticamente. Com essas inovações poderemos criar meios para que recursos tão necessários à nossa vida cheguem em áreas não desenvolvidas. Levar água, disponibilizar moradia, comida e energia para habitantes de cidades com dificuldade de acesso será muito mais fácil e menos custoso à medida que essas soluções comecem a ganhar escala.

Se pensarmos sobre alimentos, temos a carne in vitro, prevista para chegar aos mercados europeus em 2021, algo que suportará o agrobusiness vertical; ou o desenvolvimento, por cientistas chineses, de um sistema de cultivo de arroz em água salgada capaz de gerar alimento para 200 milhões de pessoas e incrementar a produção do país em 20%. No caso de energia, temos a solar, uma opção limpa, que vem crescendo e que apresenta um custo tanto ambiental quanto financeiro muito mais vantajoso – em 2017, o valor chegava a 2,42 centavos de dólar/kwh, em Abu Dhabi, e 2,7, no México. Para efeito de comparação, a energia termelétrica (carvão, óleo, gás), um recurso de fonte não-renovável, encontrava-se entre 5 e 6 centavos de dólar/kwh.

Precisamos aproveitar essa oportunidade que vivemos na era mais extraordinária da história da humanidade e continuar transformando escassez em abundância a partir da Tecnologia da Informação. As mudanças exponenciais têm o potencial para tornar o mundo um ambiente muito melhor, mais humano, feliz e com oportunidades. Cabe a nós aprendermos a criar avanços que irão trazer o bem para a sociedade.