O Android Q pode ter tido as suas primeiras informações vazadas nesta quarta-feira, 16. Segundo rumores, a próxima versão do sistema do Google deve finalmente ganhar um modo escuro completo, abrangendo todos os menus e aplicativos nativos. Além disso, a atualização deve trazer novas ferramentas de privacidade e um possível “modo computador”.

De acordo com a publicação do XDA Developers, a atualização do Android Q foi obtida antes da hora em um Pixel 3 XL. Como se trata de um sistema em construção e ainda não publicamente anunciado pelo Google, é possível que a empresa faça alguma mudança ou retirada de recurso. No entanto, o vazamento já promete dar um bom indício do que vem por aí.

Modo escuro: Uma das novidades mais aguardadas pelos usuários do Android pode finalmente estar a caminho. De acordo com o vazamento, o Google incluiu um botão para ativar o modo escuro dentro das configurações de display do sistema. Ao liga-lo, as configurações, aplicativos nativos, tela inicial e outras áreas do sistema adotaram um padrão cinza escuro ou completamente preto.

ReproduçãoNova tela de permissões: O Google também deve dar uma grande ênfase à privacidade do usuário no Android Q. O sistema deve ganhar uma nova tela de permissões que fornece mais informações ao usuário e permite que este autorize o acesso a determinados tipos de dados, como localização, somente durante o uso. A atualização também tornará mais fácil pesquisar os aplicativos que tenham acesso a cada área sensível do telefone.

publicidade

Modo desktop: Alguns telefones da Samsung possuem atualmente um modo Dex que ajusta a interface do celular para que ele se comporte como um computador. No Android Q, o Google introduziu duas opções para os desenvolvedores: force desktop mode (Forçar modo desktop, em tradução livre) e force experimental desktop mode on secondary displays (Forçar modo desktop experimental em telas secundárias). Ou seja, é possível que a plataforma suporte nativamente esse tipo de interface híbrida a partir deste ano.

O Android Q trouxe ainda algumas outras mudanças pequenas, como a possibilidade de usar janelas livres na tela inicial, possibilidade de mudar o tempo em que uma notificação ou um comando é exibido na tela, entre outras coisas. Por enquanto, o Google não se manifestou oficialmente sobre os vazamentos. No entanto, é possível que os testes da plataforma comecem nos próximos meses e a atualização seja lançada por volta de agosto.