Há muitas vozes prevendo um futuro em que não vamos mais instalar jogos no computador (ou videogames e smartphones), mas sim, jogar da mesma forma como assistimos séries ou ouvimos música: via streaming.

Já existem vários projetos em andamento que querem ser protagonistas nessa revolução, e um dos mais impressionantes é o Project xCloud, um serviço que , segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, será”o Netflix dos videogames”.

Jogos: do PC local para a nuvem

A afirmação foi feita em um encontro  com jornalistas realizado na última segunda-feira (14/1), na sede da Microsoft em Redmond. Na ocasião, Nadella explicou que “temos tantas oportunidades quanto qualquer outra empresa para criar um serviço de assinatura”. A citação, claro, foi uma referência ao xCloud, onde os games ficarão armazenados na nuvem – no caso, o Azzure, plataforma de cloud computing da própria Microsoft – e serão executados em múltiplas plataformas via streaming, a exemplo do que acontece com serviços como Netflix ou Spotify, entre tantos outros. 

Existem mais alguns projetos a este respeito: o Google tem o seu Project Stream, a Amazon prepara a sua aposta, chamada de GameOn, já a NVIDIA é a mais avançada com a GeForce Now e até a EA parece querer apostar neste segmento com o Project Atlas.

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O Projeto xCloud também está de olho em smartphones

A Microsoft tem toda a infraestrutura para esse projeto dar certo. Além do Xbox One, do Windows e do Azzure, Nadella disse que a empresa tem um catálogo de jogos próprios e uma posição estrutural que contempla tanto negócios de games em consoles de videogame, como em PCs e, claro, em consoles.

Aqui Nadella fez uma menção ao Play Anywhere, a tecnologia com a qual a Microsoft abriu as portas para que os jogadores de PC e consoles possam jogar juntos online. A ideia foi mais longe em casos como o game Fornite, que mostrou que muitas vezes não importa de qual dispositivo você jogue: se quiser competir com jogadores de outras plataformas, você pode fazê-lo.

Para Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, o serviço que a Microsoft vai propor com o Projeto xCloud, dará a muitas pessoas mais acesso a essas experiências “triplas” (PC, videogames e smartphones).

Ele comentou, em junho 2018, que “há 2 bilhões de pessoas que jogam games no mundo todo. Nós não iremos vender 2 bilhões de consoles, acrescentando que muitas dessas pessoas não têm uma televisão e nunca tiveram um PC. Para muitos jogadores no planeta, o smartphone é o seu computador “.

Essa é precisamente uma das chaves do Projeto xCloud, que a Microsoft destaca em seu vídeo promocional: o celular se tornou efetivamente o centro absoluto do entretenimento de bilhões de pessoas e garante que os usuários possam acessar títulos que estavam fora desses dispositivos. E esta estratégia  pode ser o truque com o qual a fabricante do Windows ganhará este “jogo” em particular.