Ao deixar o seu computador ser utilizado por outra pessoa, sempre é bom adotar cautela com tudo o que possa ser colocado nele. Por exemplo, uma fonte comum de vírus e de arquivos indesejados pode vir por meio de pendrives ou HDs externos, que são facilmente conectados a máquina através de uma porta USB.

Se você está em uma rede, até existem certas políticas no Windows para fazer o bloqueio de tais dispositivos, mas se você usa a máquina fora de um domínio, existe um truque ainda mais simples para alcançar este resultado. A seguir, veja como bloquear o uso de pendrives e HDs externos em sua máquina.

Importante

Para realizar esta tarefa mencionada acima será necessário fazer uma alteração em um registro do sistema. Desta forma, é recomendado que você crie um ponto de restauração ou realize uma cópia de seus arquivos importantes antes de prosseguir com o procedimento.

Além disto, é preciso dizer que o procedimento pode ser facilmente revertido, conforme é explicado mais abaixo.

publicidade

Como fazer o bloqueio de pendrives e HDs externos no Windows

Para realizar o processo, assim como em outras modificações mais profundas no sistema, é necessário possuir uma conta com privilégios de administrador. Confira como prosseguir:

  1. Aperte junto as teclas “Win + R” para abrir a janela do “Executar” e entre com o comando: regedit. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. Pelo menu que fica localizado na parte esquerda da tela, navegue até este caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\UsbStor;

    Reprodução

  3. Dê um clique duplo em “Start”;

    Reprodução

  4. Altere o valor atual para “4” e clique em “Ok”;

    Reprodução

  5. Reinicie o computador.

Após ter reiniciado a sua máquina, ao conectar um pendrive ou HD externo, não será possível fazer o seu acesso pelo “Explorador de arquivos” do Windows. Vale lembrar, que tal mudança, também pode afetar alguns telefones celulares, que as vezes se identificam como um dispositivo de armazenamento externo.

Para reverter esta configuração, tudo o que você precisa fazer, é acessar novamente este mesmo registro e alterar o seu valor de volta para “3”, não apagando o registro original em hipótese alguma, pois isto lhe causará problemas dentro do sistema.

Pronto! Agora, você já sabe como bloquear o uso de dispositivos de armazenamento USB em seu computador para deixa-lo mais seguro ao ser utilizado por outras pessoas.