O WhatsApp é o aplicativo mais popular para entrar em contato com amigos ou colegas pelo telefone e, apesar de possuir muitas funções, alguns recursos úteis ainda fazem falta dentro do programa. Por exemplo, ao precisar falar com alguém utilizando outro idioma, não existe uma forma oficial de traduzir mensagens recebidas ou de até mesmo traduzir o que você está digitando.

Felizmente, ao utilizar o WhatsApp no Android esta situação pode ser contornada com o uso de alguns aplicativos, como o popular Google Tradutor. A seguir, saiba como traduzir os textos de mensagens do WhatsApp sem precisar sair do aplicativo.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app

-> Google Tradutor: como funciona, dicas e tudo o que você precisa saber

publicidade

Importante

Para realizar a tarefa mencionada acima será necessário o uso do aplicativo Google Tradutor, que se integrará o WhatsApp. Todos os recursos utilizados são oficiais e, portanto, eles não oferecem riscos para o seu Android ou as informações das conversas.

Como traduzir as mensagens

O processo para fazer a tradução das mensagens é bem simples e só precisa ser configurado uma única vez, independentemente do número de conversas em que ele será utilizado. Confira:

  1. Caso ainda não possua em seu aparelho, entre na Google Play e realize o download do Google Tradutor;
  2. Com o aplicativo do Google devidamente instalado, abra-o, clique no ícone representado por “três linhas” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  3. Clique em “Toque para traduzir”, habilite a chavinha que estão ao lado de “Ativar” e toque em “Ativar” na nova tela;

    Reprodução

  4. Na janela solicitando permissão, conceda-a. Ela é necessária para o funcionamento do recurso a ser utilizado na matéria.

    Reprodução

Agora que o recurso do Google Translate já está habilitado, ele poderá ser ativado diretamente pelo WhatsApp. Primeiro, veja como é o processo para receber mensagens traduzidas:

  1. Abra o WhatsApp normalmente e entre na conversa em que recebeu o que deseja traduzir;
  2. Toque e segure sobre o texto até ele ficar selecionado e toque no botão de copiar;

    Reprodução

  3. Note que surgirá um balão do Google Translate. Ao clicar nele, você já verá a mensagem traduzida.

    Reprodução

Para traduzir mensagens que estão sendo redigidas por você, o processo é um pouco diferente, mas não é necessário sair do WhatsApp. Confira:

  1. Na tela de conversas, redija a mensagem desejada e selecione o seu texto;
  2. Toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Traduzir”;

    Reprodução

  3. Selecione o idioma para o qual ela deverá ser traduzida no campo de baixo e copie o texto traduzido conforme sugere a imagem abaixo.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como traduzir qualquer mensagem no WhatsApp sem precisar sair do aplicativo para isto.