EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A próxima versão do Android pode trazer um recurso que será muito bem-vindo para aqueles que já viram um aplicativo atualizar e ficar pior (acontece e não é raro). Pedaços de código do sistema encontrados pelos membros do XDA Developers indicam que o recurso pode dar as caras na próxima atualização do Android.

Algumas sequências de código fazem referência à possibilidade de remover uma instalação de um aplicativo para voltar a uma versão anterior do app, o que pode ser útil para aquele momento em que o update causa transtornos. Isso é especialmente comum para quem tem o hábito de rodar versões beta de aplicativos.

publicidade

Atualmente, o Android até conta com uma função que permite desinstalar atualizações de aplicativos, mas esse recurso é restrito. Isso só pode ser feito com apps que já venham pré-instalados no sistema operacional, e a medida ainda é temporária, porque o Google Play ainda confere se há novas atualizações e vai reinstalá-las assim que possível.

Entre as novas permissões do sistema e “PACKAGE_ROLLBACK_AGENT” e “MANAGE_ROLLBACKS”, que permitiriam gerenciar as atualizações a partir do Google Play, com a possibilidade de retornar a uma versão anterior do sistema. Outras duas menções incluem “PACKAGE_ENABLE_ROLLBACK” e “PACKAGE_ROLLBACK EXECUTED”, que proporcionariam aos apps entenderem quando foram revertidos para uma versão antiga para se comportarem adequadamente.

É importante notar, no entanto, que apesar de o código fazer menção ao recurso, isso não significaria necessariamente que a função será implementada de uma forma ampla. Como nota o site Android Police, existe a possibilidade que ela seja limitada a casos específicos, como um update problemático no Android Things, o sistema usado em objetos conectados. É esperar para ver.

publicidade