EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Hoje, as fabricantes que utilizam o sistema operacional Android têm que desenvolver as próprias tecnologias de reconhecimento facial caso queiram utilizar tal camada de segurança. Contudo, isso poderá mudar a partir da nova versão do Android.

Apesar do Google oferecer de forma nativa o desbloqueio do smartphone a partir de um recurso bastante básico de reconhecimento da face, o Android nunca ofereceu suporte à nível do sistema operacional para uma solução equivalente ao Face ID, da Apple. Até hoje, fabricantes como Samsung e Huawei utilizam uma tecnologia própria para oferecer aos usuários mais segurança.

publicidade

Isso faz com que as fabricantes possam se tornar mais competitivas no mercado, oferecendo opções extras de segurança. Contudo, o Android é um sistema operacional democrático, ou seja, pode ser usado ao mesmo tempo por empresas como a Positivo e a Samsung, que merecem contar com as mesmas opções.

Por este motivo, talvez, os desenvolvedores da Google deverão adicionar o suporte avançado para o recurso de reconhecimento facial ao Android Q. A equipe do XDA Developers mergulhou no código do Android Q, vazado há alguns dias, e descobriu uma entrada que sugere um suporte nativo para o hardware de reconhecimento facial. Isso significa que, além do desbloqueio do aparelho através da leitura do rosto, a função poderá ser usada para realizar pagamentos e desbloqueio de aplicativos sensíveis, por exemplo.

Como o Android Q ainda está em desenvolvimento e deve ser anunciado para o teste beta apenas em maio deste ano, não existe nenhuma certeza de que o Google irá realmente adicionar este recurso ao sistema. Porém, caso isso aconteça, poderá ampliar significativamente a disponibilidade deste método de biometria em dispositivos rodando com o Android.

Assim, caso a Positivo queira oferecer um sistema de segurança avançado em seus smartphones, poderia apenas incluir em seus aparelhos os sensores de profundidade e componentes de hardware similares, e utilizar os recursos nativos do software Android para rodar o serviço.

publicidade