EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Ford começa a trabalhar com a possibilidade de desenhar carros em realidade virtual. A multinacional experimenta o projeto com o Gravity Sketch, uma ferramenta que permite o desenho de carros em 3D pela realidade virtual.

Hoje, designers de automóveis fazem primeiro um rascunho em 2D, que é escaneado e, então, renderizado para 3D por um software que determina sua viabilidade. O uso do Gravity Sketch dá o poder de pular por completo essa primeira etapa e mergulhar direto no 3D – tudo que precisam é de um óculos de realidade virtual e um pequeno controle. A tecnologia deve permitir uma enorme economia de tempo no processo de design, reduzindo semanas a horas de trabalho.

publicidade

Com a ferramenta 3D, designers poderão trabalhar de qualquer ponto a qualquer momento, uma vez que têm a liberdade de rodar o modelo à vontade. Eles podem, inclusive, “entrar” no automóvel tridimensional e pinçar alguns elementos do ponto de vista do motorista ou do passageiro. É o que explica o gerente de design da Ford, Michael Smith: “Ir direto no 3D dá a nós uma visão em 360° de um veículo em criação.”

Ainda deve demorar um tempo para que seja possível comprar um carro desenhado em VR, mas a Ford parece fazer o possível para antecipar essa novidade. Cinco estúdios de design da empresa recrutaram dúzias de desenhistas, que agora testam o grau de produtividade e o potencial de colaboração em tempo real do Gravity Sketch.

Fonte: Engadget

publicidade