O Facebook Messenger é a melhor forma de manter contato com seus amigos da rede social de qualquer parte do mundo, já que ele pode ser acessado com facilidade a qualquer momento tanto do celular quanto do computador.

Mas às vezes não queremos falar com certas pessoas, ou então queremos garantir que ninguém tenha acesso indevidamente às nossas conversas. Para isso, é bom seguir algumas orientações básicas de segurança.

Além de sempre ficar de olho nas suas configurações de privacidade, o bom uso do Messenger pode incluir algumas outras práticas possibilitadas por recursos incluídos no mensageiro. É possível, por exemplo, aparecer offline apenas para alguns amigos – ou para ninguém. Também apagar mensagens individuais, assim como ignorar ou bloquear completamente alguns contatos.

O Olhar Digital separou três dicas para aproveitar ao máximo o Messenger e ainda assim não comprometer a sua segurança e privacidade enquanto usa o aplicativo. Confira abaixo:

publicidade

Reprodução

Como aparecer offline no Facebook Messenger

Às vezes estamos na frente do computador com o Facebook aberto, mas não queremos conversar com qualquer pessoa. Felizmente, o Messenger conta com um recurso que permite a usuários aparecer offline no mensageiro da rede social, assim como escolher quem vai saber quando você está online.

É bem fácil fazer isso. Abaixo explicamos como funciona no Facebook no PC, em sua versão de navegador:

  • Abra o Messenger
  • Na barra lateral com os contatos do mensageiro, clique no botão de engrenagem na parte superior direita para encontrar opções de configurações do mensageiro.
  • Escolha “Desativar status online”

A partir daí, você pode escolher para quem vai aparecer – ou não aparecer:

  • “Desativar status online para todos os contatos” significa que ninguém vai poder saber que você está online.
  • “Desativar status online para todos os contatos exceto…” permite escolher algumas pessoas para saberem que você está disponível para conversar.
  • “Desativar status online somente para alguns contatos” deixa selecionar algumas pessoas para quem você vai aparecer como se estivesse offline.

Por mais que você apareça offline para outros usuários, ainda é possível que você envie e receba mensagens deles – eles só vão saber que seu status é online. Ou seja, você pode usar o Messenger normalmente mesmo que outras pessoas não saibam que você está com ele aberto.

-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo

Como apagar mensagens no Messenger

Existem diferentes formas de apagar uma mensagem no Messenger. É possível excluir uma mensagem individual de uma conversa com um contato – ela vai continuar aparecendo para a outra pessoa, mas não estará mais no seu histórico de conversas. É possível também dá para simplesmente excluir todo o histórico de conversas sem muitas dificuldades.

Confira abaixo como realizar cada uma dessas tarefas:

Apagando mensagens individuais

Se você quiser excluir uma ou mais mensagens que fazem parte de uma grande conversa, é bem fácil fazer isso. Abra a janela de bate-papo com o contato que você deseja apagar uma mensagem, vá até ela e, no PC, passe o mouse por cima da mensagem. Você vai ver o surgimento de um botão de menu – toque nele e selecione “excluir”.

Vale ressaltar que a mensagem não vai ser apagada para o outro contato, apenas para você. Até o momento, o Messenger não conta com um recurso para desfazer o envio de mensagens, como já ocorre no WhatsApp.

Apagando um histórico de mensagens

Para excluir toda a conversa com uma pessoa, é só ir até a janela de bate-papo da pessoa, clicar no botão de engrenagem na parte superior da tela e selecionar, lá embaixo, a opção “Excluir conversa”. Todas as mensagens trocadas entre você e o outro contato vão ser excluídas do seu histórico, e você não vai mais poder ler conversas antigas. Assim como no caso das mensagens individuais, isso não faz com que a outra pessoa perca acesso às mensagens.

Reprodução

-> Como apagar mensagens enviadas pelo Facebook Messenger

Como ignorar, apagar ou bloquear contatos

Às vezes queremos excluir algumas pessoas antigas da nossa vida. Em outras, só não queremos ser incomodados por pessoas específicas. O Messenger conta com opções para ajudar usuários a filtrar quem pode falar com eles – dá para ignorar mensagens de quem só te incomoda, e aquele ex-namorado que você não vê há anos e não tem intenção nenhuma de retomar o contato não precisa ficar na sua lista de amigos.

O Messenger conta com três maneiras de ajudar a filtrar quem fala com você. Uma das opções é ignorar as mensagens do usuário. Também é possível simplesmente excluir o contato – acabar com a amizade no Facebook, o que faz com que a outra pessoa precisa solicitar novamente a amizade para voltar à sua lista de contatos. Ou então bloquear mesmo. Nesse caso, o outro usuário não vai conseguir sequer ler comentários seus feitos em postagens de outras pessoas – o seu perfil vai simplesmente inexistir para essa pessoa.

Abaixo ensinamos como fazer para ignorar, excluir, bloquear e até desbloquear um usuário pelo Messenger. Confira todos os passos:

Ignorando um contato

Caso você não queira mais receber mensagens de um usuário, mas não acha que precisa excluir a pessoa da sua lista de amigos, é possível simplesmente ignorar a conversa com a pessoa. Siga os passos abaixo no desktop:

  • Abra a janela da conversa com o contato no Messenger
  • Clique no ícone de engrenagem para abrir o menu de configurações
  • Escolha ‘Ignorar mensagens’

Com isso, você não vai receber mais notificações da pessoa e todas as mensagens dela vão direto para a caixa de conversas filtradas – você vai poder ler quando quiser, e a pessoa jamais vai saber que a mensagem não foi até a sua caixa de entrada principal.

Bloqueando um contato

Caso uma pessoa te incomode demais no Messenger, é bem fácil bloqueá-la e impedir que ela continue enviando mensagens para você. Para fazer isso, basta seguir os passos abaixo no Messenger para desktop:

  • Abra a janela da conversa com o contato no Messenger
  • Clique no ícone de engrenagem para abrir o menu de configurações
  • Escolha ‘Bloquear contato’

Apagando um contato

Para excluir uma pessoa da sua lista de contatos, você vai precisar desfazer a amizade com a pessoa no Facebook. Vá até o perfil dela e procure o botão “Amigos” para encontrar a opção de apagá-la da sua lista.