A próxima atualização do iOS e outros sistemas da Apple trará boas notícias para donos de iPhone com pouco espaço. Trata-se do suporte à linguagem de programação Swift 5, que reduzirá consideravelmente o tamanho de aplicativos. Além disso, a expectativa é que os programas se iniciem mais rapidamente nos celulares.

Introduzida em 2014, a Swift é uma linguagem de programação presente em todos os sistemas operacionais da Apple. Nas versões atuais, o idioma possui uma limitação que impede que a Apple inclua o suporte nativo em suas plataformas. Assim, cada desenvolvedor precisa incluir bibliotecas da linguagem em seus aplicativos.

publicidade

Com o anúncio do Swift 5, segundo a publicação do 9to5Mac, a Apple finalmente corrige os problemas de compatibilidade da linguagem. Os planos da companhia é incluir o suporte nativo à linguagem nas próximas versões do seus sistemas operacionais: iOS 12.2, tvOS 12.2, macOS 10.14.4 e watchOS 5.2. Passada essa etapa, bastará que os desenvolvedores adotem o Swift 5 para que os usuários notem a diferença.

Inicialmente, os donos de iPhone começarão a ver uma redução considerável no tamanho de download e espaço ocupado por aplicativos após a instalação. A rede social Reddit, por exemplo, passará a gastar menos de 30 MB no telefone em comparação aos 35,7 MB necessários atualmente. A economia, contudo, vai variar de acordo com o dispositivo.

publicidade

Outra melhoria será no tempo de inicialização dos programas. Atualmente, é necessário que o sistema operacional faça a leitura individual das bibliotecas de cada aplicativo, o que acaba aumentando o trabalho. Com o compartilhamento no Swift 5, o sistema já guardará boa parte dessas informações na memória automaticamente, reduzindo o tempo de carregamento.

Por enquanto, ainda não há previsão para que a Apple libera a versão final do iOS 12.2 e de outras atualizações para os usuários. Entretanto, a empresa já está testando tanto versões betas das plataformas como aplicativos com o novo Swift 5. Ou seja, a expectativa é que o update não demore muito.