O Google está desenvolvendo um alerta para o Chrome que ajudará seus usuários a identificar sites falsos. O anúncio foi feito pela engenheira de software Emily Stark, uma das líderes de projetos envolvendo o navegador, durante o evento de segurança e privacidade Enigma Conference, realizado na última na terça-feira (29). Segundo ela, “muitas pessoas não percebem quando estão indo para uma página falsa”. 

O navegador da empresa irá analisar o URL dos sites e confirmar com o internauta se a página visitada é a desejada. Por exemplo, caso alguém queira acessar o “paypal.com” e acesse a um site chamado “paypa1.com”, a ferramenta inserida no Chrome irá alertar. A técnica usada pelos criminosos virtuais para esse tipo de página fraudulenta é conhecida como “ataque homófrago” e pode passar desapercebido a olhares desatentos, já que são usados vários truques para a página parecer legítima no campo da URL.  

publicidade

Segundo Emily, o que as pessoas veem no URL não é o suficiente para estarem seguras. O aviso também ajuda a combater o phishing, um dos ataques mais comuns – e efetivos. A extensão impede a digitação de informações pessoais e de dados bancários pelo usuário assim que ela detecta se a página é falsa. Além disso, ela impede o download de softwares maliciosos que possam criptografar dados e exigir um “resgate” para liberá-los.

Ainda em fase de testes, a nova funcionalidade aindançao tem data para chegar. Além disso, o aviso também pode ser ignorado por quem está navegando. A engenheira do software diz ainda que o alerta foi projetado “para ser mais informativo que assustador”.

publicidade

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre a empresa