O Flickr, uma das melhores redes sociais dos anos 2000, começará a excluir fotos em massa amanhã, 5 de fevereiro. Se você quiser manter algumas das imagens foram carregadas anos atrás, agora é a hora.

Quando o Flickr foi comprado por uma empresa chamada SmugMug no ano passado, foi anunciado que todas as contas gratuitas seriam limitadas a apenas 1.000 fotos. Você pode obter uma conta no Flickr Pro por US$ 50 por ano, mas com tantas opções de armazenamento gratuitas e de baixo custo disponíveis hoje, não sei por que alguém optaria por isso.

publicidade

Infelizmente, não é possível baixar todas as suas fotos do Flickr com um único clique. Mas há algumas maneiras diferentes de fazer o download de todas elas de uma só vez. Você pode, por exemplo, baixá-las do “Rolo da câmera”, que contém todas as suas fotos, em lotes de 500. Ou pode fazer o download dos Álbuns, que contêm as fotos que você colocou em grupos, em lotes de 5.000.

Como baixar suas fotos do Flickr usando o rolo da câmera

1) Faça o login no Flickr, vá até “Minhas coisas” e clique em “Rolo da câmera”.

publicidade

Reprodução

2) Vá selecionando tudo o que você quer por datas até chegar a cota de 500 fotos. Você terá que contar manualmente, já que não há um contador automático.

publicidade

Reprodução

3) Clique em “Download” na parte inferior da tela.

publicidade

Reprodução

4) Clique em “Criar arquivo zip”.

Reprodução

5) Quando seus arquivos estiverem prontos para download, eles aparecerão na seção “FlickrMail” (você encontrará no ícone do sino no canto superior direito).

Reprodução

6) As fotos podem demorar um pouco para serem baixadas, dependendo do tamanho e de quantas você selecionou. Mas uma vez que o procedimento foi feito, tudo que você precisa fazer é clicar em “baixar arquivo zip” e fazer o download das imagens no seu disco rígido.

Como baixar suas fotos do Flickr por meio de álbuns

As telas são as mesmas, somente o item de escolha do menu será alterada:

1) Faça o login no Flickr, vá até “Minhas coisas” e clique em Albuns.

2) Passe o mouse sobre o álbum desejado e clique no botão de download.

3) Clique em “Criar arquivo ZIP”

4) Quando seus arquivos estiverem prontos para download, eles aparecerão na seção “FlickrMail” (você encontrará no ícone do sino no canto superior direito).

5) As fotos podem demorar um pouco para serem baixadas, dependendo do tamanho e de quantas você selecionou. Mas uma vez que o procedimento foi feito, tudo que você precisa fazer é clicar em “baixar arquivo zip” e fazer o download das imagens no seu disco rígido.

Uma coisa boa que a SmugMug fez foi decidir que todas as fotos compartilhadas sob uma licença Creative Commons permanecerão ativas, mesmo se as contas tiverem mais de 1.000 fotos. Isso significa que grandes bibliotecas de imagens de empresas ou contas do governo que oferecem imagens de domínio público não serão afetadas.

Mas você não pode contornar as novas diretrizes, alterando o tipo de licença de suas fotos agora. O prazo final para isso foi novembro de 2018.

Se você é uma das pessoas que  aderiu ao Flickr em meados dos anos 2000, antes de haver centenas de aplicativos para fazer upload de fotos, você vai se sentir um pouco triste em ver como a plataforma decaiu. E não há o que fazer. E serve para nos lembrar que na Internet nada dura para sempre.

As pessoas costumam rir quando ouvem que até lugares como o Facebook podem acabar sendo uma cidade fantasma, mas acho que mais e mais pessoas entendem isso. Nenhum serviço está seguro de continuar na internet pela eternidade…bom, talvez a barra de ferramentas do Baidu…