Ao utilizar um computador, principalmente conectado ao Wi-Fi ou em notebooks, você já deve ter se deparado com alguns problemas de conexão incômodos como não conseguir acessar um site ou até ficar com um conflito de IP. Muitas vezes, este problema ocorre devido as configurações que o Windows salva e, ao se deparar com algum parâmetro diferente na rede, os problemas começam a ocorrer.

Felizmente, quando um destes problemas ocorre no seu PC, existem algumas soluções que podem ser aplicadas no sistema operacional para que ele fique livre destas configurações que estejam causando erros. A seguir, veja como resetar as suas configurações de rede do Windows 10.

Importante

Antes de prosseguir para resetar as suas configurações de rede, é necessário avisar que, caso você esteja no Wi-Fi, as senhas que estão salvas no Windows serão apagadas. Desta forma, tenha em mãos a senha que você utiliza para se conectar ao Wi-Fi antes de prosseguir com os passos abaixo.

Como resetar as configurações de rede do Windows 10

O Windows 10 recebeu um menu que permite que todas as configurações de redes sejam apagadas juntas de uma vez só. Para isto, siga os passos abaixo:

publicidade
  1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows 10 e entre em “Rede e Internet”;

    Reprodução

  2.  Na nova tela, em “Status”, deslize a tela para baixo e clique em “Redefinição da rede”;

    Reprodução

  3. Agora, clique em “Restaurar agora” e confirme o início do processo.

    Reprodução

Após ter redefinido as configurações de rede é recomendado reiniciar o computador.

Como resetar as configurações de rede por linha de comando

Além do método demonstrado acima, caso você ainda continue a enfrentar problemas rede, existe um comando para ser rodado manualmente, que pode lhe ajudar. Veja:

  1. No menu iniciar, procure pelo “Prompt de comando” e execute-o como administrador;

    Reprodução

  2. Nele, execute o seguinte comando: netsh winsock reset. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  3. Ao fim do processo, ele deve solicitar que o computador seja reinicializado.

Após ter utilizado um destes dois métodos para apagar as configurações de rede que o Windows salva, ao reiniciar a máquina, caso utilize uma rede Wi-Fi será necessário entrar com a sua senha, o que é desnecessário caso utilize uma conexão cabeada. Além disto, também é recomendado que você apague os dados de navegação do seu navegador, caso o seu problema seja relacionado a algum site específico.

Pronto! Agora, você já sabe como acabar com alguns dos problemas de redes mais simples causado por configurações salvas pelo Windows.