Embora ainda não existam iPhones 5G, Apple e AT&T estão usando um truque para fazer parecer que estão à frente da concorrência. Quando os aparelhos são atualizados com a nova versão do iOS 12.2 (beta 2), aparece na tela um novo ícone: 5G E. Em 2012, as companhias fizeram algo semelhante em relação ao 4G LTE.

A reclamação tem aparecido no Twitter de usuários que acabaram de instalar a nova versão. A grande sacada é que o ícone só aparece em cidades que têm a rede 5G Evolution (que também não é 5G, é apenas LTE) e nos iPhones XR, XS e XS Max. Basicamente, a ideia é fazer parecer que se tem uma verdadeira evolução na tecnologia, mas os telefones e a rede são os mesmos.

publicidade

Vale lembrar que, para que haja uma atualização desse tipo nos aparelhos, é preciso que eles ganhem chipsets novos, o que obviamente não pode ser feito por meio de software. Então, basicamente têm-se os mesmos aparelhos (com o mesmo hardware and software), conectados à mesma rede, mas com a adição de um novo ícone.

No mês passado, a AT&T fez o mesmo nos telefones com Android. Desta vez, entretanto, tem a cumplicidade da Apple. Segundo o The Verge, aparentemente a Apple até ajudou a AT&T a desenhar a versão do ícone para seus aparelhos de forma a fazê-lo compatível com o estilo dos telefones da marca.

publicidade

A Apple não deve apresentar um iPhone 5G antes de 2020. Essa é, afinal, a estratégia da companhia: esperar o mercado se tornar mais maduro (a marca fez o mesmo na adoção do LTE). Como os concorrentes (LGSamsungHuawei) devem apresentar aparelhos 5G ainda este mês, durante o Mobile World Congress (MWC), só restou à Apple o truque do ícone em parceria com a AT&T.