Novos emojis estão a caminho do seu celular. O consórcio Unicode, responsável por padronizar os símbolos e personagens representados no seu celular, definiu nesta terça-feira, 5, uma nova lista com 230 emojis que serão incluídos no padrão no ano de 2019.

O Unicode manteve o foco em acessibilidade e inclusão, que já era evidente nas listas de anos anteriores, quando foi implementada maior diversidade de raça, gênero e orientação sexual. Como exemplos, neste ano, o foco parece ter sido a representação de deficiências, com emojis que representam pessoas surdas ou cegas, além de personagens em cadeiras de roda.

Nem todos os novos símbolos têm a ver com a temática de acessibilidade, no entanto. Entre os novos emojis estão representados, por exemplo, a ação de bocejar e uma mão em formato de pinça (famosa por acompanhar o jargão “e o salário, ó…” na “Escolinha do Professor Raimundo”).

Também estão representados novos animais, como o flamingo, a lontra, o cão-guia, o orangotango e o gambá. Também foram implementados objetos como colete salva-vidas, roupas de banho e, finalmente, a opção de um coração com a cor branca, que era uma frustração antiga de alguns usuários.

publicidade

A imagem abaixo, montada pelo site especializado Emojipedia, mostra em detalhes todos os novos emojis que estão chegando para o seu celular:

Reprodução

Apesar da adição de 230 novos ícones, apenas 59 deles são únicos; o restante são variações dos demais para abranger diferentes tons de pele e gêneros.

Como sempre acontece nestes casos, o estabelecimento de um novo padrão de emojis pelo Unicode é só o começo. O Unicode lançará o padrão Emoji 12.0 em 5 de março, e a partir daí as empresas precisarão incluir os símbolos em seus teclados e sistemas operacionais, o que significa que muitos usuários podem demorar um pouco para ter acesso aos novos símbolos.