Colourise.sg: esse é o nome de uma nova ferramenta Web que usa algoritmos de aprendizado profundos para colorir fotos em preto e branco quase como mágica. Criado em janeiro deste ano durante um hackathon, o programa é um projeto da divisão de dados e inteligência artificial do governo de Cingapura.  

Seus criadores reconhecem que essa não é uma ideia totalmente nova, mas dizem que este é o primeiro modelo treinado para colorir fotos antigas. Para que fosse possível chegar a esse resultado, os pesquisadores desenvolveram uma primeira rede que prevê as cores da cena a partir de milhões de parâmetros matemáticos e uma segunda rede tenta descobrir se as cores são reais ou falsas.

Reprodução

Para treinar esse modelo, foram utilizadas 500.000 imagens históricas de Cingapura e um grupo de placas gráficas NVIDIA V100 trabalhando em série. Depois, o sistema foi levado na nuvem do Google, dotado de vários clusters de placas gráficas NVIDIA Tesla K80 prontas para o trabalho.

publicidade

A inteligência artificial não consegue adivinhar as cores originais da cena que o fotografo realmente viu, mas ele atribui cores plausíveis. A ferramenta é um jeito de ver fotos históricas de uma outra maneira. Os usuários também podem tentar com as próprias fotos, de modo que o algoritmo encontra cores mais realistas para a cena e não é necessário usar filtros do Instagram para editar.