Durante a conferência para desenvolvedores do Google em 2018, a gigante das buscas apresentou o Google Maps AR, a navegação de mapa por meio de realidade aumentada, usando a câmera do celular.

Na época, a demonstração da funcionalidade nos deu uma ideia de como funcionaria o serviço, com setas indicando a direção para onde devemos ir e apontando comércios nos arredores.

publicidade

Agora, parece que alguns usuários já estão testando a funcionalidade, como a equipe do Wall Street Journal, que está testando uma “versão antecipada” do aplicativo. Confira o vídeo logo abaixo:

publicidade

O que sabemos até agora é que não houve grandes mudanças em relação ao que foi apresentado ao grande público em maio. O mapa aparece no canto inferior enquanto quase toda a tela é tomada pela visão da câmera do aparelho indicando a direção a seguir.

Alguns novos detalhes foram observados nessa versão de testes. Por exemplo: o aplicativo, após se orientar através do ambiente e mostrar a direção correta, incentiva o usuário a baixar o celular para que não haja nenhum acidente, como bater em algum pedestre desavisado.

publicidade

-> Google Maps: confira um guia completo para usar os principais recursos!

Provavelmente é por essa razão que Rachel Inman, designer do Google, disse ao jornal que o aplicativo é para “aqueles momentos como, ‘Vou pegar o metrô, para qual direção devo ir?”. Ou seja, o app promete ajudar com informações sobre o trânsito e transporte público por meio dessa tecnologia.

publicidade

O jornal ainda informa que, apesar da nova versão do aplicativo estar sendo testada por um seleto grupo de pessoas, a ferramenta ainda não tem uma data de lançamento. Porém, isso pode mudar em breve, conforme os testes sejam realizados com sucesso e as falhas corrigidas rapidamente.

Via: Gizmodo

AR e VR

Realidade aumentada é um recurso que coloca imagens geradas por computador sobre imagens do mundo real em tempo real. Assim, o usuário vê diante dos seus olhos ou através da câmera do smartphone, neste caso, objetos virtuais que não estão realmente ali.

Um aplicativo que faz uso dessa tecnologia é o Pokémon Go, que permite visualizar, através da câmera do celular, os monstrinhos da série no seu ambiente real. Além de jogos, o recurso pode ser usado para dar mais visibilidade a informações importantes para o usuário, como no caso do Google Maps.

Só não confunda realidade aumentada (AR, sigla que significa “Augmented Reality”) com realidade virtual (VR, ou “Virtual Reality”). Esta última é uma tecnologia que sobrepõe todo o campo visual do usuário com um mundo virtual gerado inteiramente por computador, sem alternância com o ambiente real.

Outras novidades

O Google tem investido pesado no Maps. Recentemente, o aplicativo começou a avisar sobre radares no caminho do usuário. Por enquanto, apenas algumas pessoas tiveram acesso a esse novo recurso, que parece estar ainda em fase de teste.

O Google Maps mostrará visualmente os radares com um ícone de cor laranja no mapa. Ao tocar no ícone do radar, veremos a data de atualização do aviso. Se estivermos usando o modo de navegação, o Google Maps nos notificará por voz sobre a presença do mesmo.

Depois de adicionar a indicação da localização dos radares de controle de velocidade ao Google Maps, os desenvolvedores do aplicativo finalmente introduziram a opção que mostra o limite de velocidade nas estradas. Porém, o acesso ao recurso ainda é limitado.

A novidade foi divulgada primeiro pelo canal Android Police, que teve acesso às capturas de tela do aplicativo, nas quais vemos no canto esquerdo um ícone mostrando o limite de velocidade na região em que os usuários estão. Mais tarde, o Google confirmou ao site Mashable que a novidade já está sendo liberada com a última atualização do serviço, mas em países específicos, como Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca.

O limite de velocidade é um recurso já disponível no Waze, outro serviço de informações de trânsito do Google, que passou a oferecer a opção em 2016. No Google Maps, no entanto, a função estava sendo testada nas cidades de São Francisco (EUA) e Rio de Janeiro, também desde 2016.

Com a nova função, os usuários poderão evitar multas e dirigir com maior segurança. Infelizmente, as informações sobre o limite de velocidade nas estradas ainda não estará disponível para os brasileiros através do Maps neste momento. Logo, você terá que continuar usando um aplicativo alternativo, como o Waze, por exemplo.