Smartwatches com design fashion, no Brasil, são raros de encontrar. Marcas grandes e famosas, como Samsung, trazem modelos muito bonitos, rápidos, são a prova de água e com muitas funções. Porém, são caros, passando da cifra de R$ 2.000 reais.

Mas existem opções como o smartwatch do review de hoje, chamado de Seculus Smart, que tem preço médio de R$ 750.

Um preview da empresa

Antes do review, é interessante falar sobre a marca. A empresa Seculus é brasileira, comercializa relógios em geral e, recentemente, trouxe para o Brasil a linha Smart, relógios com funções para contar passos, calorias, medir batimento cardíaco, registrar exercícios físicos, atender e fazer chamadas telefônicas, entre outras.

O modelo emprestado para nós, para fazermos o review, foi o Seculus Smart Urbano. A empresa ainda tem os modelos Esporte e Fashion, este último dedicado para o público feminino.

publicidade

Smartwatch Seculus modelo Urbano: Design e acabamento

Esse modelo tem mostrador circular, com diâmetro de 1,4 polegada (pouco mais de 3,5 cm). O design é clean, com apenas um botão no lado direito, que serve para ligar e desligar o mostrador, além de voltar a tela inicial. O corpo do relógio é de resina plástica, bem resistente, mas não é a prova de choque e água.

A parte de baixo é de metal e nela também está localizado o sensor de batimentos cardíacos. O Seculus modelo Urbano está disponível nas cores preta ou prata e acompanha duas pulseiras, uma de metal (aço) e outra emborrachada.

Reprodução

Ambas com acabamento bem feito e sem enfeites, o que achei muito bom, pois, com um design simples e limpo, manteve a elegância. Aliás, é bastante fácil fazer a troca das pulseiras. O visor usa tecnologia LCD, protegido por vidro.

O único botão físico do relógio serve para retonar ao mostrador e ligar e desligar o visor. Bom dizer que o display desliga automaticamente e também liga de modo automático quando levantamos o braço para ver as horas ou outras funções.

Smartwatch Seculus modelo Urbano: Desempenho e recursos

Este smartwatch não é sofisticado como alguns importados, porém, suas funções oferecem o básico para usar no dia a dia e também para monitorar atividades fitness. São 13 mostradores diferentes e que são trocados facilmente, bastando manter o dedo pressionando a tela e, em seguida, quando o mostrador fica menor, basta rolar a tela para esquerda ou direita para escolher o mostrador desejado.

Veja também =>> Review do Samsung Galaxy Watch: quase um smartphone de pulso

A definição de imagens é de um display LCD, portanto, dá para ver facilmente que, mesmo nos mostradores analógicos, é possível saber que os ponteiros são digitais. Quero dizer que se a tela fosse AMOLED, como outros relógios, os mostradores teriam maior definição e melhor nível de contraste.

De qualquer forma, eles executam com precisão suas funções de hora e alarme, e também funciona bem para trocar o mostrador para ser utilizado em ocasiões diferentes.

A sensibilidade ao toque é precisa e responde rápido ao comandos, e essa característica foi boa de ver, pois isso é essencial a qualquer smartwatch, já que temos que interagir com as funções por meio de toque na tela.

Reprodução

Os menus são bem organizados também: ao arrastar para a direita temos as funções de controle de câmera (é possível usar o relógio como um controle remoto da câmera de seu celular), player de música e gravador de voz, para anotações rápidas.

Reprodução

Se arrastarmos a tela para baixo, temos os resultados das funções fitness, como o contador de passos, o tempo de exercício, calorias, quilometragem, tempo de sono e os batimentos cardíacos.

Arrastando para cima temos as configurações: ligar ou desligar o Bluetooth, luminosidade (três níveis de brilho), colocar o relógio em modo som, vibração ou silencioso. E arrastando para cima, vemos o clima atual e, arrastando novamente, temos o calendário.

Reprodução

Resumindo, a ação de arrastar a tela para cada lado, são exibidas as diversas funções. Se houvesse um sistema de coroa, que girasse, seria mais fácil, porém, também seria um mecanismo mais caro e mais suscetível a falhas.

Para acionar os exercícios, basta arrastar o mostrador para a direita e escolher o ícone verde, da pessoa caminhando. Em seguida escolher o exercício: correr, caminhar, esteira ou trilha. Não sei se realmente há uma diferença, se o sensor consegue identificar se estamos em uma esteira, por exemplo.

Na caminhada e corrida eu percebi que os menus são os mesmos. Mas o importante é que os resultados são registrados corretamente, só percebi uma diferença na contagem de passos: o relógio sempre “rouba” para mais, cerca de 5% a mais na contagem total de passos. Se a corrida for muito extensa, então teremos muitos passos a mais do que realmente caminhamos ou corremos. Talvez um ajuste ou atualização no software resolveria essa questão.

O sensor de batimento cardíaco funciona bem, comparei com uma medição manual e os resultados foram bastante semelhantes. Outra função interessante é a notificação de sedentarismo, na qual o relógio emite um som e aparece escrito na tela para “se mexer’ depois que ele nota que está parado depois de um certo tempo, determinado pelo usuário.

Por fim também é possível atender e realizar chamadas pelo smartwatch, pois ele tem microfone e alto-falante. Nos testes, o áudio foi muito claro, com volume adequado.

Smartwatch Seculus modelo Urbano: interação com o aplicativo

Um fato interessante é que a Seculus desenvolve as ideias e repassa para o desenvolvedor e ela teve o cuidado de deixar tudo em língua portuguesa, nos menus do relógio e no app. Portanto, é bem simples entender as funções. Durante o uso não percebi nada que estivesse com tradução errada.

Basta parear o celular com o relógio, via bluetooth e os dados são sincronizados entre os dois dispositivos. O aplicativo da Seculus está disponível para iOS e Android.

Reprodução

Pelo aplicativo é possível encontrar o relógio, clicando na opção para tal função, e o relógio emite um som. Também é possível fazer o inverso: Um ícone no relógio, ao ser clicado, também faz o celular tocar.

Notificações de aplicativos, configurados no app da Seculus, podem ser vistas diretamente no relógio, porém mensagems não podem ser respondidas, somente lidas, a não ser mensagens de SMS.

Reprodução

Pelo app da Seculus também ficam anotados todos os dados fitness, e é possível visualizar por mês, semana ou dias e fazer um acompanhamento de sua performance. Só não ficam anotados mapas, pois não há GPS.  Também é possível configurar um app de podcast no aplicativo ou player de música e controlar pelo smartwatch.

Smartwatch Seculus modelo Urbano: duração de bateria

Esse foi um ponto que o smartwatch precisa melhorar. Tirei o relógio do carregador às 8h00 e usei para fazer exercícios físicos, com o medidor de batimentos cardíacos ligado, e com brilho da tela pela metade, para poder visualizar os dados na luz do dia. Caminhei cerca de 1 hora, verifiquei a performance durante umas 4 vezes durante o exercício.

Depois testei para fazer duas chamadas telefônicas, verifiquei notificações de apps e fiquei verificando outras funções para dar continuidade nos testes. Até as 12h00, a bateria já estava em 50% e às 18h40 a bateria acabou, com o smartwatch me avisando que iria desligar. O uso contínuo foi somente na parte da manhã. Depois foram usos esporádicos como ver as horas e checar notificações. Portanto, é uma duração curta. Percebi isso quando deixei o Bluetooth ligado. Porém, se você quiser ver notificações de apps, precisa deixar esse recurso ligado.

Smartwatch Seculus modelo Urbano: Conclusão

Esse smartwatch tem um bom custo benefício para quem deseja um relógio que pode alterar mostradores para cada tipo de ocasião. As funções de fitness funcionam bem, apesar de simples: não há registro do caminho feito, mas os passos, quilometragem, tempo e calorias são registradas e ficam organizadas no aplicativo para serem visualizadas em dias, semanas ou meses, o que já é interessante para acompanhar a performance. A função para detectar sedentarismo funciona bem, avisando o usuário quando está parado por um tempo configurado pelo mesmo.

Ver as notificações de apps no smartwatch, como o WhatsApp, também é algo interessante. O design é clean, tanto do relógio, quanto das pulseiras, o que achei uma boa escolha, pois quanto mais limpo o design, menos chance de cair no exagero. Enfim, é um smartwatch com preço acessível (comparando com smartwatches de marcas famosas) e cumpre o que promete. Mas a bateria poderia durar mais.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.