O Google está reforçado a sua equipe de desenvolvimento de chipsets. A Alphabet – holding que controla a gigante de buscas – contratou mais de uma dúzia engenheiros na Índia nos últimos meses para ampliar sua equipe nesta divisão.

Segundo a agência de notícias Reuters, já foram contratados 16 engenheiros especializados em chips em Bangalore, cidade indiana que abriga vários fabricantes de chips. O objetivo é expandir a equipe para 80 profisisonais até o final de 2019.

A equipe baseada na Índia estaria trabalhando com a divisão de chips do Google alocada no Vale do Silício, para ajustar e testar ideias de projetos, antes de enviar as versões finais para os fabricantes. Atualmente, a empresa vem investindo forte no desenvolvimento de hardwares, como a linha de smartphones Pixel, o assistente pessoal Google Home e o dispositivo de streaming Chromecast.

Desde 2014, o Google projetou chips de servidores para seus data centers e um chip de processamento de imagem para seus smartphones Pixel. Seu objetivo é criar dispositivos mais poderosos e eficientes, personalizando os principais componentes que, tradicionalmente, provêm de empresas como a Intel.

publicidade

Amazon, Microsoft,Apple e Facebook também lançaram iniciativas semelhantes de design de chips. Internalizar esse processo pode ajudá-las a cortar custos, reduzir a dependência de fornecedores (como a Qualcomm) e manter o ritmo de desenvovimento de produtos mais eficientes. No entanto, a Microsoft e o Facebook concentram suas buscas por engenheiros nos EUA, enquanto a Amazon tem uma base sediada na cidade de Tel Aviv, em Israel. 

Fonte: Reuters