Em agosto do ano passado, a Motorola anunciou o que poderia vir a ser o primeiro celular verdadeiramente 5G: o Moto Z3 com Moto Snap para versão 5G opcional. No sábado, 16 de fevereiro, a marca entregou um documentos às agência reguladoras dos Estados Unidos em que explica como a tecnologia vai operar nesse aparelho.

O documento detalha um sensor de proximidade que desliga automaticamente as ondas de 4mm do 5G se o dedo do usuário chegar muito perto. Segundo a Motorola, o mecanismo de controle é bem simples.

“Se os detectores de proximidade indicarem a presença potencial de um usuário numa região em frente do módulo em que a densidade de energia está próxima do limite de exposição máxima permitida (Maximum Permissible Exposure – MPE), o uso é desabilitado no modem. Isso previne a transmissão até a condição ser resolvida”, afirma documento.

Apesar da descrição cuidadosa e detalhada da função, essa informação não deve alarmar o usuário. Para começar, a onda milimétrica citada não é ionizante, ou seja, não tem a capacidade de romper tecido vivo. Além disso, ela é bem comum em scanners de corpo de aeroporto, que são atestados pela Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission – FCC) como não prejudiciais à saúde.

publicidade

A Motorola apenas prova que respeita os limites de MPE e que, se os dedos do usuário bloquearem uma antena, o Mod vai buscar outra com sinal melhor. O documento divulgado pela empresa diz, ainda, que “funciona somente quando é encaixada em um 5G Mod compatível com o smartphone, como o Moto Z3 Pro”.

No comunicado fica claro que a função foi testada apenas com o Moto Z3. É um pouco estranho que, no ano passado, a Motorola tenha evitado lançar um novo carro-chefe. Quem sabe o Mobile World Congress (MWC) traga novidades semana que vem.

Moto Snap 5G

O Moto Snap 5G tem praticamente todas as características de um smartphone topo de linha, como o processador Snapdragon 855, o modem X50 5G, as 10 antenas e a bateria própria de 2.000 mAh (para que não seja necessário drenar o telefone conectado).

Apesar disso, o material revela uma especificação menos interessante: o Snap parece ter 7mm de espessura em seu ponto mais grosso, o que significa que ele dobra a espessura de 6,75mm do Moto Z3.

Ainda não se sabe quanto o dispositivo vai custar ou quão rápida será a conexão com a internet 5G, mas vale notar que a Motorola está sendo conservadora ao considerar uma velocidade de 300 a 500Mbps, se comparados aos 5Gbps que a tecnologia teoricamente é capaz de atingir. Está ansioso para a chegada no 5G?

Via: The Verge