EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Já um consolidado meio de negócios, o Instagram busca expandir seus recursos de arrecadação financeira. De acordo com a pesquisadora de aplicativos, Jane Manchun Wong, a empresa já testa uma ferramenta de doação incorporada à função stories da plataforma.

O recurso parece semelhante à vaquinha coletiva do Facebook, que permite captar doações por motivos pessoais ou para caridade. Com a suposta funcionalidade do Instagram, os usuários também poderão pesquisar uma lista de organizações sem fins lucrativos e vinculá-las diretamente ao adesivo de doação nos vídeos e fotos nos Stories.

publicidade

Em nota à imprensa, o Instagram confirmou que está testando o recurso. “Estamos nos estágios iniciais e trabalhando muito para levar essa experiência à nossa comunidade. O Instagram tem tudo a ver com aproximar o usuário das pessoas e coisas que ele ama. Grande parte disso é mostrar apoio e conscientização para comunidades e causas significativas.”

A empresa disse também que “ainda este ano as pessoas poderão arrecadar dinheiro e ajudar a apoiar organizações sem fins lucrativos que são importantes para elas por meio de um sticker de doação no Instagram Stories”. O Instagram disse estar “empolgado” com a função de doação e garantiu que vai compartilhar mais atualizações nos próximos meses.

Ao longo dos últimos anos, a plataforma tem experimentado diferentes formas de pagamento. Até agora, porém, a companhia só lançou recursos de teste que permitem que alguns usuários selecionados reservem horários em spas e restaurantes, por exemplo.

Além disso, o Instagram também vem supostamente trabalhando em um aplicativo independente para compras — que possibilitaria que empresas usassem a plataforma para vender produtos para seus seguidores. Por isso, também não está descartada a possibilidade de funcionalidades de pagamento nos stories. O Facebook, por sua vez, já oferece essa ferramenta para o Marketplace e o Messenger.

publicidade

Por outro lado, recursos de doação exigem que os usuários insiram dados de cartão de crédito. Isso significa que, se for adicionada uma ferramenta de arrecadação de fundos no Instagram, o Facebook terá acesso a milhões de números de cartões que poderiam ser usados para outros recursos de comércio.

No entanto, vale lembrar que tanto o Facebook quanto o Instagram frequentemente testam novos recursos para suas plataformas. Muitos deles, entretanto, não chegam a ficar disponíveis para os usuários.