O Chrome é o navegador oficial do Google e vem pré-instalado em todos os aparelhos que utilizam o sistema Android, sendo uma prática opção para acessar sites da internet. Apesar disto, novas opções de browsers surgem na Google Play a todo instante, sendo que alguns deles trazem muitos recursos extras diferentes.

Se você já está cansado de utilizar o Google Chrome por algum motivo e procura uma nova opção, o Olhar Digital preparou uma lista com alguns navegadores alternativos e gratuitos, que estão disponíveis para uso no Android. A seguir, conheça mais sobre estes browsers para usá-los no lugar do Chrome.

Opera

O navegador Opera já existe há muito tempo, sendo desenvolvido inicialmente para computadores. Ao chegar no Android, o navegador surpreendeu pela quantidade de recursos oferecidos, além de ser mais leve do que a maioria dos concorrentes.

Reprodução

publicidade

A sua última atualização, por exemplo, trouxe ao navegador um bloqueador de anúncios nativo com suporte a exceções para sites e o aguardado modo PiP para poder continuar vendo vídeos enquanto realiza outras tarefas. Já a sua versão Beta, conta até mesmo com uma VPN própria, que ainda está em fase de testes.

Brave Browser

A preocupação com os seus dados que estão na internet está cada vez mais em evidência, uma vez que grandes empresas como o Facebook e o Google estiveram envolvidos em algumas polêmicas em relação a este assunto. O Brave Browser, por sua vez, é um navegador que preza pela privacidade dos dados de seus usuários.

Reprodução

Para isto, ele conta com algumas funções nativas que incluem um bloqueador de anúncios, um bloqueador de pop-ups, proteções contra rastreamento e cookies de terceiros.

Opera Mini

Na primeira opção da lista, você conferiu a descrição do navegador Opera em sua versão tradicional, mas como pôde notar, além dele, existe uma versão chamada de Opera Mini, que também precisa ser mencionada nesta lista. Ela é indicada para celulares menos potentes e, também, para pessoas que precisam economizar em seu plano de dados.

Reprodução

Apesar de soar ser um browser mais simples, ele é completamente funcional e não apresenta nenhum tipo de incompatibilidade com os sites mais tradicionais.

Samsung Internet Browser Beta

Apesar de ser desenvolvido pela Samsung e acompanhar os celulares da marca, este navegador está disponível na Google Play para todos. Contando com o mecanismo do Chrome, ele traz funções extras que são bem-vindas como por exemplo o suporte a complementos e um tema noturno.

Reprodução

Se utilizado com um aparelho da própria marca, o número de recursos exclusivos ainda aumenta podendo usar um sistema de autenticação por biometria, suporte ao Gear VR e outras opções.

Microsoft Edge

Mesmo não sendo muito utilizado no computador, o navegador da Microsoft em sua versão para o Android traz alguns recursos bem interessantes. Por exemplo, ao ser utilizado em conjunto com o Windows 10, você consegue retomar o acesso a sites de onde parou sem a necessidade de abri-los manualmente mais uma vez.

Reprodução

Além disto, ele também conta com um feed de notícias completamente personalizável e um bem-vindo modo para navegar com mais privacidade ao excluir todos os dados de navegação ao fim de sua utilização.