A chinesa Xiaomi e sul coreana Samsung anunciaram alguns de seus aparelhos topo de linha para 2019, entre eles o Xiaomi Mi 9 e o Samsung Galaxy S 10. Como não poderia deixar de ser diferente, já existe discussão para saber qual dos aparelhos é o melhor, uma vez que eles contam com configurações parecidas, mas ao mesmo tempo possuem preços bem diferentes.

Para saber qual deles é o vencedor, o Olhar Digital realizou um comparativo entre estes dois smartphones, avaliando cada detalhe e especificação técnica deles. Confira abaixo o nosso comparativo entre o Samgung Galaxy S 10 e o Xiaomi Mi 9.

publicidade

Design e acabamento

O Galaxy S10 possui vidro tanto na sua parte frontal como na traseira, além de alguns elementos de alumínio no corpo seguindo uma tendência parecida do que foi visto em seus antecessores, sendo que ele deve estar disponível em tons de cores branco, marrom, azul e verde. O seu peso fica em torno de 157 gramas e ele conta com as dimensões de 149.9 x 70.4 mm de altura por largura e a espessura de 7.8 mm. Já no que diz respeito a proteções, ele possui a certificação IP68, assim sendo resistente a água e a poeira.

Já o Xiaomi Mi 9 possui a sua traseira também com o material de vidro e elementos de alumínio em seu corpo, estando disponível em tons de cores violeta, azul e preto. O seu peso fica em torno de 173 gramas e ele conta com as dimensões de 157.5 x 74.7 mm de altura por largura e 7.6 mm de espessura. Ele não apresenta nenhum tipo de proteção extra.

publicidade

Reprodução

A diferença entre tamanho e o peso dos aparelhos fica por conta das telas, mas são bem mínimas e não devem incomodar seus utilizadores. Ainda assim, o aparelho da Samsung se apresenta superior neste quesito, mesmo que com uma aparência mais frágil e suscetível devido ao ter optado por vidro em todo o seu corpo, possuindo menos detalhes de alumínio. O que realmente pesa aqui é a falta de proteções extras no celular da Xiaomi.

publicidade

Placar: 1×0 para o Galaxy S10

Tela

No que diz respeito a tela, o Galaxy S10 possui um display Super AMOLED de 6.1 polegadas, enquanto a sua resolução é de 3040 x 1440 pixels na proporção 19:9 e densidade de 550 ppi. Além disto, o display deste aparelho possui a proteção do Gorilla Glass 6 contra quebra e arranhões.

publicidade

Reprodução

Por sua vez, o Xiaomi Mi 9 também conta com um display Super AMOLED, mas ligeiramente maior possuindo 6.39 polegadas. Já a sua resolução é de 2340 x 1080 pixels na proporção 19:5:9 com densidade de 403 ppi. A tela do aparelho aqui também possui proteção contra quebra e arranhões com o Gorilla Glass 6.

Neste quesito, mais uma vez a Samsung sai um pouco na frente. O tamanho da tela do Galaxy S10 é um pouco inferior ao do Mi 9, mas essa diferença não deve ser notada tão facilmente. Entretanto, a resolução maior do telefone aliada a maior densidade de pixels acaba oferecendo uma qualidade de imagem superior.

Placar: 2×0 para o Galaxy S10

Câmera

O Galaxy S10 conta com três câmera na sua parte traseira que possuem 12 MP com abertura variável de f/1.5-2.4, 12 MP com abertura de f/2.4 e 16 MP com abertura f 2.2. Essas câmeras são capazes de realizar gravações nas resoluções 2160p a 60 quadros por segundo, 1080p a 240 quadros por segundos e 720p a 960 quadros por segundo. Além destas especificações é preciso destacar que elas também possuem um flash LED, PDAF HDR e estabilização óptica OIS dupla, ou seja, duas de suas câmeras contam com este recurso.

Reprodução

Já o Xiaomi Mi 9 também conta com 3 câmeras traseiras que possuem 48 MP com abertura de f/1.8, 16 MP com abertura de f/2.2 e 12 MP com abertura de f/2.2. Essas câmeras podem gravar vídeos nas resoluções 2160p a 30 ou 60 quadros por segundo, 1080p a 30/120/240 quadros por segundo e 1080p a 960 quadros por segundo. Como extras, o celular ainda conta com dois flashes LED, PDAF e HDR.

Além delas, é claro que não podemos deixar de falar das câmeras de selfies do aparelho. O Galaxy S10 conta com uma câmera de 10 MP com abertura de f/1.9 capaz de gravar vídeos nas resoluções 2160p a 30 quadros por segundo ou em 1080p a 30 quadros por segundo. Já o Mi 9 traz uma câmera de 20 MP com abertura de f/2.0, que é capaz de gravar vídeos em 1080p a 30 quadros por segundo.

Para as fotos, devido ao conjunto de câmeras, mesmo com menos megapixels, o celular da Samsung ainda consegue atingir um bom resultado devido a abertura de suas câmeras se darem bem em praticamente qualquer ambiente, entretanto, ele não consegue vencer o celular da Xiaomi nos outros aspectos. É verdade que ele até possui alguns recursos a mais como a estabilização óptica OIS e PDAF mais refinado, mas o conjunto todo da Xiaomi oferece uma resolução maior e acaba compensando muitos destes contras em suas diversas opções para gravações de vídeos, que terão um resultado melhor.

Placar: 2×1 para o Galaxy S10

Especificações

No que diz respeito a parte técnica, o Galaxy S10 conta com o processador Exynos 9820 octa-core com frequências que variam de 1.7 até 2.8 GHz, 8 GB de memória RAM, 128 ou 512 GB de espaço de armazenamento interno e entrada para cartões microSD de até 512 GB, GPU Mali G76 e bateria de 3400 mAh. Este aparelho vem com o Android 9.0 (Pie), mas ele conta com a One UI, que o deixa com a aparência do Android One.

Nas conexões, o Galaxy S10 traz suporte a 4G, Wi-Fi e Bluetooth. Já a conexão ao PC é feita através de uma entrada uma conexão tipo C suportando portas USB 3.1. Além disto, também é possível usar um segundo cartão SIM no lugar do micro SD.

Já o Mi 9 conta com o processador Snapdragon 855 octa-core com frequências que variam de 1.8 até 2.84 GHz, 6 ou 8 GB de memória RAM que variam com o espaço de armazenamento interno de 64 ou 128 GB, GPU Adreno 640 e bateria de 3300 mAh.

Por sua vez, o aparelho da Xiaomi Mi 9 também possui suporte a conexões 4G, Wi-Fi, Bluetooth, infra-vermelha e NFC, mas a sua conexão tipo C suporta apenas portas USB 2.0, o que lhe deixa com uma taxa de transferência consideravelmente lenta.

Além de todas estas configurações é preciso lembrar que ambos os aparelhos contam com um leitor de impressões digitais integrado a sua tela.

Ambos os aparelhos devem rodar quaisquer aplicativos e jogos com folga sem ter nenhum tipo de problema com lentidões, mesmo lidando com multitarefas, uma vez que os dois processadores utilizados têm especificações e funcionalidades bem parecidas. A pequena diferença vista na bateria também não deve impactar o uso deles no dia-a-dia, entretanto, mais uma vez, a Samsung leva vantagem, uma vez que ela ainda permite a expansão do espaço de armazenamento com cartões microSD e também conta com uma entrada que suporte portas USB 3.1, o que auxilia bastante a tarefa de passar arquivos do PC para o celular.

Por fim, ainda na parte de especificações, é preciso levar em consideração mais um contra para o Xiaomi Mi 9 que diferente do Galaxy S10 não possui entrada P2 para fones de ouvido.

Placar: 3×1 para o Galaxy S10

Preço e disponibilidade

O Galaxy S10 ainda não teve o seu preço divulgado no Brasil e nem a sua data de lançamento, enquanto o Mi 9 ainda não tem sequer previsão para chegar em nosso país. Apesar de ambos os aparelhos compartilharem configurações simulares, o preço estipulado em Euros para eles ainda é muito diferente.

Enquanto o Samsung Galaxy S10 está com o preço estimado em 930 Euros, o Xiaomi Mi 9 está com o seu preço de 400 Euros.

Conclusão

Assim como seus antecessores, ambos os aparelhos deverão atender bem os seus consumidores por muito tempo. Na comparação direta, acaba evidente que o Galaxy S10 é superior ao Mi 9 em quase todos os quesitos, mesmo que isto tenha sido decidido nos mínimos detalhes.

Isto não significa que o aparelho do Xiaomi não seja um bom smartphone, uma vez que ele acabará atendendo todas as suas principais necessidades com bastante folga e com um desempenho praticamente idêntico ao do telefone da Samsung.

Desta forma, acaba pesando mesmo para a escolha do consumidor o preço dos celulares que são bem distintos. Enquanto o aparelho da Samsung é mais caro e tem garantia no Brasil, o da Xiaomi acaba custando menos da metade do preço sem contar impostos e consegue oferecer um desempenho igual, além de ter praticamente os mesmos recursos que fazem a diferença no dia-a-dia.