Alguns aplicativos infectados foram encontrados pela empresa Oracle Data Cloud na Google Play Store. Juntos, os apps tinham mais de 10 milhões de downloads. Os apps vão desde dicas de beleza até jogos online.

Os softwares estavam infectados com um código fraudulento conhecido como “DrainerBot”, que é responsável por drenar a bateria do telefone, além de baixar, em segundo plano, milhares de vídeos de propagandas. Há relatos de que o DrainerBot fez o download de mais de 10GB de dados durante um mês.

publicidade

As pessoas nem desconfiavam de tal prática, já que os vídeos apareciam quando se visitava sites normais, isso pode ser uma estratégia para que o usuário pensasse que o anúncio vinha do site, e não do dispositivo. Usuários também relataram que o aparelho esquentava muito, mesmo quando não estava sendo utilizado, o que poderia denunciar a presença do vírus rodando em segundo plano.

A empresa revelou o nome de cinco aplicativos que estavam infectados com o código fraudulento, são eles:

publicidade
  • Perfect365
  • VertexClub
  • Draw Clash of Clans
  • Touch ‘n’ Beat – Cinema
  • Solitaire: 4 Seasons

Desses aplicativos infectados, apenas um permanece disponível na Play Store, o Solitaire: 4 Seasons, os outros parecem ter sido removidos pelo Google, que tem uma política bem rígida em relação a apps fraudulentos.

Via: ARSTechnica