Os dois dias que precedem a abertura oficial do Mobile World Congress (MWC) são voltados para a imprensa. Em 2019, a fabricante que abriu os trabalhos foi a gigante Chinesa Oppo. A fabricante teve um evento especial em Barcelona hoje (23), e apresentou a sua nova tecnologia de zoom 10x para a câmera. Na apresentação, tivemos ainda uma segunda surpresa.

Não era segredo que a Oppo iria usar o palco do MWC para mostrar um novo módulo de câmera. Contudo, ainda assim, a tecnologia chamou muito a atenção. A câmera possui três lentes e, o grande destaque, é o zoom óptico de 10x sem perdas. A lente principal possui 48MP e distância focal comum; já a segunda tem de 16MP, com lente de ângulo ultra-amplo e distância focal de 16mm; por fim, o terceiro sensor possui uma lente teleobjetiva em formato de periscópio e distância focal de 160mm. 

Como referência, temos a câmera tripla do Huawei Mate 20 Pro que vai de 16-80mm. A fabricante afirmou que a câmera possui um sistema de estabilização óptica de imagem. Confira a qualidade da câmera nos exemplos de imagem abaixo:

De acordo com o que foi apresentado, a tecnologia usada na construção desta câmera é muito semelhante ao protótipo de zoom óptico de 5x que a empresa já havia mostrado em 2017, que aproveita a largura lateral do smartphone para atingir a profundidade física necessária para o uso de um prisma no formato de um periscópio, como temos em submarinos.

publicidade

A Oppo confirmou que o zoom óptico de 10x estarão no próximo smartphone da empresa, que chegará no segundo trimestre de 2019. 

Além da nova tecnologia de câmera, a gigante chinesa também exibiu pela primeira vez o sensor de impressão digital na tela, que oferece uma área de reconhecimento maior. E ainda tivemos um último e super interessante anúncio… 

A surpresa da Oppo

No palco do evento, em Barcelona, os executivos da empresa exibiram o primeiro smartphone com a tecnologia 5G da marca. O dispositivo é embalado pelo processador Snapdragon 855, da Qualcomm, e foi apresentado com toda a pompa que a nova rede 5G merece.

Reprodução

Para se ter uma ideia, um dos recursos do dispositivo é fazer uma transmissão ao vivo de vídeos em 360º. Ou seja, a potência da nova tecnologia de rede móvel será realmente decisiva nos próximos anos e deverá mudar drasticamente a forma como consumimos conteúdo e produzimos dados. 

Além disso, o novo smartphone oferecerá recursos de download e upload para vídeos com resolução de 4K e 8K, chamadas com vídeo em 3D, jogos na nuvem 5G, experiência em jogos multiplayer AR/VR, compras baseadas em AR e mais. Confira o vídeo promocional do aparelho abaixo:

Ainda durante o MWC 2019, trarei mais novidades sobre este aparelho. Aguardem!