O Google abriu os trabalhos no primeiro dia do MWC 2019, a feira de tecnologia de Barcelona. Entre as novidades apresentadas estão as parcerias da gigante das buscas com as fabricantes para adicionar um botão dedicado para o Assistente nos novos smartphones e a chegada do recurso “Bem-estar Digital” para mais aparelhos. Contudo, a grande notícia ficou por conta do Google Assistente mesmo.

O Google Assistente está chegando aos feature phones. Na realidade, a gigante das buscas criou uma parceria com a KaiOS, empresa que desenvolve o software que roda em celulares básicos, mas com acesso à Internet. Ou seja, aparelhos com hardware muito mais modesto do que os que temos nos smartphones e, por isso, mais acessíveis.

Durante a apresentação, o diretor de busca por conversação do Google, Behshad Behzadi, falou sobre a integração do Assistente a um número maior de aparelhos, entre eles, os celulares básicos inteligentes da KaiOS. Assim, nos próximos meses, o Google vai lançar levar a função de digitação por Voz aos aparelhos rodando cm KaiOS, como o recém anunciado Nokia 8110 4G. Desta forma, em vez de digitar, os usuários destes “smart feature phones” poderão introduzir conteúdo via voz.

Cada aparelho terá um botão dedicado para lançar o Assistente, fazer buscas, escrever mensagens e qualquer outra coisa que envolva texto.

publicidade

Reprodução

A KaiOS possui uma sede no Brasil, mas a assessoria do Google não soube informar quando ou se os modelos com o Google Assistente estarão disponíveis no país. Levando em consideração que o Brasil é o terceiro país mais ativo no Google Assistente para smartphone e que o português brasileiro é o segundo idioma mais usado no Assistente em smartphones, trazer o recurso aos celulares básicos nacionais deve estar nos planos da gigante das buscas para 2019.

Mais do que isso, de acordo com a empresa de consultoria de mercado, IDC Brasil, no terceiro trimestre de 2018, foram comercializados 617 mil feature phones no país. Logo, este é um grande mercado para o Google expandir ainda o seu assistente de voz.

O pessoal do Google também avisou que está trabalhando com os desenvolvedores para levar conteúdos especiais para o Assistente. Com isso, no Brasil, teremos o anúncio de Ações para o Assistente como a Galinha Pintadinha.