O Mobile World Congress (MWC) 2019 começou hoje, 25, com a apresentação de muitas novidades da indústria de tecnologia móvel e conectividade inteligente. Além das já esperadas inovações para celulares e tablets, a Oral-B surpreendeu com um lançamento inusitado: escovas de dente elétricas com inteligência artificial.

Chamado de Oral-B Genius X, o dispositivo foi desenvolvido com a ajuda de dentistas profissionais e combina o conhecimento de milhares de comportamentos de escovação bucal. Assim, é capaz de avaliar como cada um cuida dos dentes para melhorar esse hábito de higiene.

Para isso, a Genius X tem sensores programados com algoritmos, que registram exatamente como e por quanto tempo as pessoas escovam os dentes. Além disso, vem com conexão bluetooth que a liga a um aplicativo que avalia como foi a escovação.

Melhor ainda: a conexão da escova inteligente com o app permite que se acompanhe, pelo celular, em tempo real, quais áreas já estão limpas. E a Genius X ainda registra se a pressão aplicada na gengiva é excessiva e pergunta se houve sangramento após a escovação — se isso acontecer com frequência, o dispositivo recomenda uma visita ao dentista.

publicidade

Uso incorreto

A Oral-B idealizou o aparelho com inteligência artificial depois de perceber o uso incorreto das escovas elétricas. Isso porque, para que elas sejam realmente eficazes, é preciso usá-las por dois minutos, mas, de acordo com dados da companhia sobre seu uso, a maioria das pessoas só escova os dentes por 30 a 60 segundos. Para completar, a empresa descobriu que, na maioria das vezes, os indivíduos não atingem todos os dentes.

A Oral-B Genius X é carregada por USB e seu carregador também pode ser usado no celular. O dispositivo chega às lojas em setembro, mas o preço ainda não foi revelado. A escova de dentes mais avançada da empresa até o momento é a Oral-B Genius Pro 1000N, que custa quase 170 €. Espera-se, então, que a Genius X ultrapasse esse valor.