O Camp Nou, o lendário estádio do Barcelona, será o primeiro estádio de futebol com cobertura 5G. O sistema será desenvolvido a partir de uma parceria com a Telefônica e com a colaboração da GSMA, assossiação que representa os interesses das operadoras de redes móveis em todo o mundo e da Mobile World Capital Barcelona. O projeto — batizado de 5G Stadium-Immersive Sports Reality — promete maneiras mais imersivas de aproveitar eventos esportivos de quem os assiste. A implantação desta tecnologia foi feita tanto no campo, quanto em outras dependências do estádio.

Tudo isso faz parte da iniciativa 5G Barcelona. Seu objetivo é consolidar a cidade como um hub de 5G que seja referência na Europa. É nisso que apostam os presidentes do FC Barcelona, da Telefônica Espanha e da Mobile World Capital Barcelona, Josep Maria Bartomeu, John Hoffman e Carlos Grau, respectivamente.

publicidade

Durante o Mobile World Congress 2019, a Telefônica e o FC Barcelona transmitiram ao vivo imagens do Camp Nou, além de conteúdos exclusivos — como o treinamento do time profissional no centro de treinamento do clube, além de um Tour Virtual no estádio. A intenção foi mostrar que a tecnologia 5G revoluciona a maneira de visualizar o conteúdo na televisão.

Mas como isso aconteceu? A partir da instalação de câmeras 360º em diferentes lugares do Camp Nou — sem a necessidade de cabo — que permitiu a transmissão de uma experiência imersiva para aqueles que acompanhavam de casa. Em outra ação, com óculos de Realidade Virtual, o espectador assistiu ao jogo do lado do gol, perto dos bancos ou de qualquer ângulo de sua preferência. A Telefônica desenvolveu, em colaboração com o VREstudio, um aplicativo de Realidade Virtual que permitiu o acesso à essa experiência esportiva durante o congresso.

publicidade

-> O 5G está chegando: conheça os celulares compatíveis com a nova tecnologia

publicidade

Mais banda larga e menor latência

As novas tecnologias são cada vez mais importantes nas famosas arenas — cablecams, flycams, videodromes, cobertura móvel reforçada e exibição de conteúdo exclusivo são inovações que fazem parte das transmissões televisivas do esporte. O 5G amplificará essa experiência graças à sua banda larga de upload (uplink) em altissima velocidade, menor latência e Edge Computing — que permite posicionar câmeras 360º sem precisar se preocupar com fios.

A tecnologia 5G também facilitará o upload de fluxos de vídeo entre 30 Mbps e 200 Mbps, em 360º e resolução 4k. Além disso, um servidor de streaming colocado no Edge ou na borda da rede móvel possibilitará que os usuários assistam a esses eventos esportivos com óculos de 360º, mesmo que ele ele esteja conectado a um dispositivo móvel.

publicidade

De acordo com o presidente da Telefónica Espanha, Emilio Gayo, a empresa está convencida de que a conectividade é o oxigênio do mundo digital no qual estamos imersos, e as novas capacidades da rede 5G serão essenciais na nova geração de serviços. “Assistir a uma partida de futebol de classe mundial é um privilégio que nem todos podem desfrutar e esse projeto nos permite sonhar em oferecer a todos os nossos clientes a possibilidade de viver em frente a eventos esportivos dessa magnitude”, destacou.

Já o CEO da GSMA, John Hoffman, completou: “O 5G Stadium-Immersive Sports Reality é mais uma prova de que a indústria de tecnologia está se diversificando em novos setores, tornando-se cada vez mais relevante. Com uma realidade imersiva, as novas gerações experimentarão o esporte de uma maneira diferente e oferecerão aos fãs do esporte um acesso sem precedentes, experimentando momentos únicos com a possibilidade de personalizar suas próprias experiências a partir de qualquer ângulo”.