A Qualcomm é uma das empresas com maior presença na Mobile World Congress 2019, justamente por fornecer os chips que alimentam a maioria dos smartphones apresentados, além de seus processadores para os futuros aparelhos 5G. E conforme mudanças nos padrões de carregamento de bateria ocorrem, a fabricante começa a se adaptar a eles. E isso envolve a sua popular tecnologia Quick Charge, já presente em diversos dispositivos, que será compatível com o Qi, a tecnologia de carregamento por indução, ou seja, dispensa o uso de qualquer tipo de fio.

A empresa trabalhou em conjunto com o laboratório de testes e certificação UL e o Wireless Power Consortium para criar a tecnologia que permite a junção do carregamento rápido com o carregamento sem fio. A mudança foi necessária pois algumas empresas já anunciam que possuem esse tipo de carregamento, o que não é verdade. Sobre essa nova forma, a Qualcomm informou que os consumidores podem ficar tranquilos com o fato de seus dispositivos estarem sendo carregados com segurança, eficiência e sem calor excessivo.

publicidade

A grande novidade se deve ao fato de poder ligar carregadores sem fio em carregadores que possuem tecnologia de recarga rápida que o usuário já possui. Segundo a companhia, a Xiaomi será a primeira a implementar a nova tecnologia em seu sistema de carregamento (eles já possuem compatibilidade com o Quick Charge).

O diretor do setor de produtos da Qualcomm, George Paparizzos, disse: “A Qualcomm Technologies orgulha-se de expandir o programa de conformidade da Quick Charge para incluir a interoperabilidade do Qi, pois fornecerá aos clientes a tranquilidade de saber que o seu dispositivo de carregamento sem fio Quick Charge passou nos testes rigorosos estabelecidos por ambas as organizações.

publicidade

Não há informações oficiais sobre quando essa funcionalidade será implementada aos novos carregadores. O que já se sabe é que a Xiaomi integrará o sistema em seu Mi Wirelles Charging Pad, que oferece até 20W de carregamento sem fio para o Xiaomi Mi9.