É praticamente impossível ler as notícias sem encontrar pelo menos uma notícia sobre o 5G.

Diversas matérias estão sendo publicadas sobre seus benefícios e riscos que precisam ser evitados. Algumas matérias abordam também quem está liderando e quem está perdendo a corrida para a implementação do 5G, e quais as regras para construir e ativar as redes. Redes 5G podem ser consideradas partes críticas de infraestrutura nacional, com alto impacto na sociedade e na competitividade entre países – e como em qualquer grande avanço tecnológico, o nível de ruído na informação é alto.

publicidade

Então, o mundo está falando sobre o 5G, enquanto nós vamos além das conversas. Nós já estamos construindo as primeiras redes 5G com nossos clientes pioneiros. Nós fomos os primeiros a instalar redes comerciais nos Estados Unidos e já implementamos redes 5G operacionais baseadas em equipamentos comerciais na Europa, Austrália e Ásia.

Na Ericsson, somos líderes em tecnologia. Nosso foco é em oferecer soluções competitivas e tecnologia capaz de criar valor para nossos clientes. É a única forma de se manter uma companhia sustentável a longo prazo, e nos últimos dois anos, nós contratamos mais de quatro mil engenheiros em pesquisa e desenvolvimento em 5G.

Competição é a mãe da inovação, e tem sido positiva na nossa indústria para o desenvolvimento de tecnologias de rede para o futuro.

Conforme nos preparamos para o Mobile World Congress, em Barcelona, estamos orgulhosos da nossa posição no mercado e do nosso portfólio. Já anunciamos acordos de 5G com 10 provedores de serviços, mais do que qualquer outra companhia, além de 42 memorandos de entendimento. O hardware Ericsson Radio System já está pronto para o 5G desde 2015, e também pode ser usado para 5G NR com a instalação de um software remoto. Isso significa que nós já enviamos mais de 3 milhões de rádios prontos para operar em 5G para nossos clientes no mundo todo. Nós também somos a companhia que mais contribuiu com a padronização do 3GPP durante 2018, o que destaca nossa posição de liderança.

Mas eu não estou animado com o 5G apenas pela Ericsson. Nós estamos próximos de um avanço tecnológico global, com novas oportunidades, eficiências e modelos de negócios. Isso vai muito além da nossa indústria. É um avanço para a sociedade como um todo.

Grandes avanços como esse geram muito animação, mas também muita ansiedade. É por isso que é crucial que expliquemos nossas tecnologias para o mundo ao nosso redor. Precisamos garantir que outras indústrias, governos e a população confiem na segurança e integridade de nossas redes. E precisamos fazer tudo em um cenário geopolítico complicado e em constante transformação.

Como a Europa pode ficar para trás em 5G

Nas últimas semanas, temos visto relatos diários sobre como a Europa pode ficar para trás quando se trata de 5G. Apesar de esse ser um risco real, a sua razão não é a falta de acesso às tecnologias adequadas por parte das operadoras europeias. Os principais desafios para a implementação na Europa são, na verdade, a falta de espectro disponível, as altas taxas e agressivas leis regulatórias que bloqueiam o processo. Um exemplo é que leilões de espectro nem chegaram a acontecer na maioria dos países europeus.

Quando conversamos com nossos clientes, fica claro que eles estão sendo impactados por essa incerteza. Eles fizeram grandes investimentos e continuarão o fazendo para garantir uma alta performance de redes. Existe muito em jogo, e nós entendemos que caso essa incerteza se mantenha, ela impactará seus próximos passos.

A capacidade da Ericsson em implementar o 5G

Com soluções líderes da indústria e nossa vasta experiência, construída com anos de trabalho, nós temos todas as ferramentas para dar suporte à transformação de redes de novos e já existentes clientes.

Temos os recursos e capacidade na cadeia de suprimentos para atender a rápida e crescente demanda do mercado conforme o 5G é introduzido globalmente. Nossa estratégia é trabalhar com os pioneiros em mercados líderes, impulsionando a introdução do 5G conforme o espectro se torna disponível.

Temos um portfólio consistente e flexível para redes 5G disponível e nos certificaremos que os nossos clientes estarão sempre um passo à frente.

Segurança em 5G, além dos padrões

Grande parte da discussão global sobre o 5G é focada em segurança. Com o 5G, segurança não é um extra, mas uma característica construída desde o começo do desenvolvimento como parte do processo de padronização. É por isso que o 5G é a mais segura de todas as gerações de redes.

No entanto, a padronização do 5G não é a resposta completa para uma rede 5G segura. Como o 5G é uma parte crítica de infraestrutura, o que vai realmente determinar a segurança de uma rede é o seu procedimento operacional e tecnologias de segurança que são instaladas sobre os elementos de padronização.

Quando se trata de softwares incorporados no núcleo de redes 5G, a Ericsson, como a maioria dos fornecedores de software, conduz testes durante a fase de desenvolvimento. Isso traz o benefício de termos feedback instantâneo e torna possível o conserto de falhas como mais uma parte do processo de desenvolvimento.

Testes pós-desenvolvimento também podem acontecer, como uma forma de garantir a segurança de redes de telecomunicações operantes, mas essa é uma decisão para os responsáveis políticos – caso seja mandatória, é claro que estamos prontos para agir de acordo.

No entanto, nós vemos esses testes como uma ferramenta insuficiente, já que testes em laboratório refletem apenas uma representação limitada da rede, em um ponto e configuração específicos. Eles também podem desacelerar a inovação e atrasar a chegada ao mercado, incluindo atualizações de segurança, ao mesmo tempo que trazem custos adicionais por todo o sistema, já que o desenvolvimento moderno de softwares é sobre implementação contínua de novos lançamentos e funcionalidades. Para casos de uso críticos de 5G, como carros autônomos e manufatura, seria necessário expandir o escopo de testes, o que desaceleria ainda mais o desenvolvimento de novos cases de negócios industriais.

Vencendo com a nossa tecnologia

O 5G está acontecendo agora e nós estamos abraçando o seu potencial transformativo. Mais uma vez, nós já estamos implementando equipamentos para 5G comercial com clientes pioneiros em mercados pioneiros, e vamos continuar presentes quando cada mercado estiver preparado.

Fique atento às nossas novidades tecnológicas, que devem trazer cada vez mais adições à nossa plataforma 5G!