O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares para a troca de mensagens entre os seus amigos. No entanto, vira e mexe, ele está envolvido em polêmicas como seu uso para fins indevidos ou a Justiça de países como Brasil e Índia querendo ter acesso às conversas de seus usuários. Felizmente, existem outras opções de messengers que podem substiuir o WhatsApp com mais segurança.

Uma destas opções, por exemplo, é o Telegram, que tem um grupo respeitável de fãs e que conta com uma opção de chat secreto, onde nenhum conteúdo das mensagens fica armazenado após uma conversa ser encerrada. A seguir, veja como utilizar essa modalidade do messenger russo. 

Como funciona

Esta função de chat secreto do Telegram está disponível para as versões Android e iOS (sistema do iPhone). O recurso é bem simples de ser utilizado, mas uma vez que ele é fechado, o processo precisa ser repetido para voltar a conversar em segurança com a pessoa desejada. Além disto, ele conta com estes mecanismos de segurança:

  • Timer para autodestruição do conteúdo da conversa;
  • Não armazena logs;
  • O encaminhamento de mensagens fica desabilitado;
  • Criptografia utilizada é a de ponta a ponta (a mesma do WhatsApp).

Como usar o chat secreto do Telegram

Independentemente do sistema operacional mobile em que o Telegram está sendo utilizado, o processo para iniciar um chat secreto é praticamente o mesmo do modo regular, apenas apresentando pequenas mudanças na disposição dos menus. Veja como usá-lo:

publicidade
  1. Abra o Telegram normalmente e toque no ícone representado por três linhas;

    Reprodução

  2. Toque em “Novo chat secreto” no menu que foi aberto e selecione o contato com quem deseja falar;

    Reprodução

  3. Leia o aviso dado na tela e aguarde a pessoa se conectar a conversa.

Como você pôde ter notado acima, o último passo deste tutorial já não conta com uma imagem. Isto acontece porque o Telegram, quando entra neste modo, já não permite sequer uma captura de tela feita pelo sistema. Assim, além de não manter um registro de que esta conversa aconteceu, o programa também não abre brechas para que este conteúdo seja reproduzido de outra forma.

Pronto! Agora, você já sabe como utilizar a a função de chat secreto do Telegram para conversar com segurança por meio do smartphone. A leva de fãs do messenger mundo afora se justifica.