A Motorola finalmente decidiu acabar com o silêncio sobre o seu futuro smartphone dobrável. Em entrevista ao site Engadget nesta semana, o vice-presidente de produtos globais da companhia, Dan Dery, revelou mais detalhes que confirmam: “Começamos a trabalhar com [smartphones] dobráveis há muito tempo. E nós temos feito muito progresso”, admitiu o executivo.

Dery deu sinais implícitos sobre a confirmação do primeiro celular dobrável da Motorola. “Não temos intenção de chegar mais tarde do que todo mundo no mercado”, afirmou Dery. Considerando que o Samsung Galaxy Fold será lançado em 26 de abril e o Huawei Mate X no meio do ano, é razoável supor que a Motorola planeja lançar o seu dispositivo dobrável também por volta de junho de 2019. A dica de Dery nega que o aparelho seria lançado ainda em fevereiro, primeira data suposta por artigo do The Wall Street Journal.

Apesar de sua confirmação reticente, o vice-presidente de produtos da Motorola também fez observações que confirmam a expectativa de o celular dobrável ter o design inspirado no clássico RAZR V3, com uma tela verticalmente alongada, que se dobra quando o flip do celular é fechado. A possibilidade de semelhança surgiu depois da descoberta do registro de uma patente da empresa que mostra como poderia ser o dispositivo dobrável.

Embora Dery acredite que o estilo “tela para o exterior” adotada pela Huawei em seu celular dobrável seja “o melhor e mais puro” caminho a ser seguido, ele considerou que a Motorola teve que encontrar um caminho diferente, porque para ele os formatos desenvolvidos até agora fragilizam os displays. “Quando você conhece os problemas de arranhões [na tela], você terá algo que rapidamente não será mais utilizável”, disse o executivo da empresa, o que mais uma vez lembra o design patenteado.

publicidade

“O celular tem uma vida curta, começa a morrer no dia em que você o descompacta. Mas é lindo. Naquele primeiro dia é lindo”, enfatizou. Ainda sobre o display, o executivo da Motorola disse que “temos testado um dispositivo de tela OLED de plástico”, o mesmo do Huawei Mate X

Por outro lado, esse é apenas uma das opções de interesse da Motorola, de acordo com Dery. Ele confirmou que a empresa também está explorando a possibilidade de um dispositivo de dupla dobradiça (dual-hinge), com uma única tela que dobra duas vezes, deixando apenas um terço dela exposta quando estiver no modo de telefone. Porém, para ele, esse tipo de formato de z-hinge design não é prático para o primeiro telefone dobrável da marca. “Estamos analisando isso também, mas definitivamente isso não será nosso primeiro objetivo”.

Um celular dobrável dual-hinge teria que apresentar tela grande e o dispositivo precisaria ser o mais portátil possível. Essas características naturalmente sugerem um tablet que pudesse ser dobrado em um telefone. Mas, na entrevista ao Engadget, Dery enfatizou que a companhia não está no ramo de fabricação de tablets; isso cabe a Lenovo, empresa dona da Motorola.

Independentemente do design escolhido, se a Motorola realmente lançar em breve um smartphone dobrável, como as declarações de Dery deram a entender, a marca pode ganhar novos fãs e fazer com que os antigos fiquem animados novamente.