O WhatsApp vai ganhar mais um recurso para facilitar a vida de quem costuma buscar por mensagens ou imagens antigas no aplicativo. O recurso, chamado de Pesquisa Avançada, está em desenvolvimento e deve dar as caras dentro de algum tempo para usuários do Android e do iOS.

A função ainda está inativa e foi descoberta pelo WABetaInfo, que costuma “hackear” cada atualização do WhatsApp atrás de informações sobre recursos que ainda estão desabilitados para o público. A página aponta que em breve a novidade deve estar acessível para os membros da versão beta do app para iOS.

A vantagem da busca avançada é que é possível filtrar as categorias de busca. Em vez de pesquisar apenas por mensagens, é possível observar também as imagens, GIFs, vídeos, documentos, links e áudio que são trocados por meio do WhatsApp. Atualmente, não há um modo simples de recuperar arquivos de mídia que são enviados ou recebidos por meio do app.

 Reprodução

publicidade

Até agora, se você queria encontrar uma imagem ou vídeo antigo, você precisava acessar a pasta do WhatsApp, o que não é tão simples para usuários do iOS, já que a estrutura de pastas do iPhone é restrita ao público. A outra opção é lembrar de termos que foram ditos no momento em que a mídia foi enviada.

O novo recurso também mostrará um histórico de pesquisas, que mostrará quais termos você pesquisou previamente. Isso pode incomodar algumas pessoas, mas é bem fácil fazer a limpeza deste histórico.