Nesta quarta-feira (27), a BlackBerry apresentou uma denúcia contra o Twitter em um tribunal no estado da Califórnia. A fabricante canadense acusa a rede social de utilizar algumas de suas tecnologias em sua plataforma sem autorização ou pagamento de patentes. 

O processo acusa o Twitter de violação de seis patentes, entre elas na tecnologia de envio de notificações, de silenciamento de notificações e na tecnologia “push”. A ação afirma que a rede social cooptou a tecnologia da BlackBerry para uso em vários serviços, incluindo seu app principal e o Twitter Ads, a plataforma de publicidade da empresa. O documento também informa que a ilegalidade no uso impediu que a BlackBerry recebesse os royalties a que tem direito. 

publicidade

De acordo com o documento de 98 páginas, a Blackberry afirma que o Twitter distanciou clientes do seu serviço de mensagem  – o BBM –  enquanto usava inapropriadamente suas tecnologias. Nesta briga judicial, ela busca o ressarcimento da receita perdida e a compensação por danos consequentes não especificados. 

O Twitter recusou-se a comentar sobre o assunto.

publicidade

Há quase um ano, a Blackberry também havia aberto um processo contra o Facebook pelo mesmo motivo: usar suas tecnologias patenteadas no Messenger, no Instagram e no Whatsapp. 

A companhia já foi a uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo e dominante no segmento corporativo. Em seus aparelhos mais antigos, era possível encontrar o BBM, cujo funcionamento é bastante semelhante aos messengers mais usados no mercado atualmente. Porém, o serviço perdeu espaço conforme surgiram as redes sociais e aplicativos de mensagens mais abertos e fáceis de utilizar. 

publicidade

Atualmente, a BlackBerry mantém seus dispositivos movéis no mercado apenas porque a empresa chinesa TCL paga pelo uso do seu nome. Nos últimos anos, a empresa passou a fornecer software e serviços para clientes corporativos e governamentais.

Fonte: Cnet