Famosa por seus acessórios para PCs, o que inclui dispositivos para gamers, a Logitech quer marcar presença junto aos fãs de jogos, seja por meio de mouses, teclados e também headsets. E esse é o caso do G635, um fone de ouvido com microfone que traz recursos interessantes. Confira abaixo o nosso review do produto.

Importante: o G635 é o segundo topo de linha da empresa (o primeiro é o G935 e o que muda é que ele pode ser usado sem fio e a proteção dos fones são de couro). É um fone com vários recursos, como iluminação RGB, alto-falantes de 50 mm e som surround DTS.

Fone de ouvido Logitech G635: design e conforto

Como a maioria dos periféricos da Logitech, o design do G935 é simples e, por isso, acaba sendo elegante. O fone de ouvido é preto, construído em uma mistura de plástico fosco e brilhante.

Reprodução

publicidade

O arco também é de plástico, mas a parte de baixo, que apoia na cabeça, é acolchoada com revestimento em tecido. Senti que essa parte acolchoada poderia ser melhor, já que depois de uns 30 minutos com ele, comecei a sentir uma pressão, mesmo com a altura bem ajustada.

A haste que passa por dentro do arco é de metal, o que é bem interessante para mante-lo sempre alinhado, não entortar e, claro, manter a pressão nos ouvidos para não deixar vazar o som.

Já os fones são grandes, cobrem toda a orelha e são contornados por espuma de espessura de quase 2 cm, o que oferece conforto. Mas, novamente, o revestimento é de tecido, o que aquecia toda a parte em volta da orelha.

No fone esquerdo estão 3 botões para customizar o áudio e outras funções, o botão para escolher se está conectado na USB ou no P2 (acompanha os dois cabos, com 2,8 metros e 1,5 m respectivamente) e controle de volume, com uma solução diferente: em vez de botão, é um controle giratório, como uma roda de mouse, bem menor, claro. Isso foi interessante, porque o volume pode ser ajustado rapidamente. E ainda tem o botão para deixar o microfone mudo. E como são grandes, é bem fácil acessá-los.

Reprodução

Aliás, o microfone fica embutido de tal forma, que é quase uma camuflagem. No início, pensei que ele era destacável e fui procurar na caixa. Ao puxá-lo, ainda há uma pequena haste para esticá-lo ao alcance da boca, pois esta é flexível. Quanto a qualidade, eu não usaria para áudio profissional, mas para streaming de jogos e chats ele é eficiente.

Reprodução

Ainda há o toque final de todo produto gamer: Em cada fone há uma tira de LEDs que passa pela parte de trás e chega na parte de cima, que podem ter suas cores e pulsação configuradas pelo software que veremos a seguir.

Fone de ouvido Logitech G635: recursos, desempenho e o software

Esse fone surpreendeu na qualidade, tanto sonora, quanto nos recursos. O software oferece uma ampla quantidade de customizações, que chegamos a ficar confusos. Baixado do site da Logitech, o programa está bem traduzido para o português.

E é ele que faz a mágica acontecer. Além de customizar as cores dos LEDs, em até 16 milhões de combinações e mais um “pouquinho”, pois usa padrão RGB, também é possível escolher como os LEDs brilham: em pulso, em sequência, em ondas. Fica legal, bem bacana mesmo, mesmo que seja só uma perfumaria.

Reprodução

O Logitech tem tantas opções de customização que é preciso paciência para ver tudo

A parte boa mesmo está em configurar o áudio Surround, um áudio DTS X 2.0, que simula ambientes em 3D, mesmo que o jogo não tenha sido feito em áudio 3D. Nesse caso, a simulação não é perfeita, mas ajuda.

E ainda é possível configurar várias equalizações. Conforme disse anteriormente, há tantas escolhas que é preciso paciência para ver tudo o que pode ser trabalhado. Até macros podem ser gravadas nos botões de customização. Mesmo que seja questionável o quão rápido temos de ser para acionar os botões, nesse caso.

Reprodução

Software do G635 configura surround 7.1 com eficiência

A parte mais legal é a qualidade do som. O surround 7.1 real funciona muito bem, como testei no Battlefield V. O fato é que os alto-falantes, em conjunto com o software, conseguem fazer uma boa dupla e os sons realmente são simulados de modo próximo ao real, com o áudio vindo de acordo com a posição do personagem, assim como projéteis passando perto dele, e até ouvir o som da trajetória, seja de um projétil, um carro, ou avião atravessando a tela de um lado para outro.

E os sons graves também atingem níveis diferentes, como uma explosão de uma granada, o efeito de eco, quando um personagem ficou surdo por causa da explosão, e outros áudios abafados quando o personagem está em ambientes fechados.

Fone de ouvido Logitech G635: conclusão

Este headset da Logitech surpreendeu pela qualidade do som e, em conjunto com o software, consegue atingir um nível de surround 7.1 muito bom. Os botões grandes são fáceis de acessar e o software permite muitas configurações para cada um (veja imagem no review).

Só achei que o arco almofadado poderia ser mais um pouco mais confortável. E para quem curte customizações, a tira de LEDs é um showzinho a parte, que pode ser configurada pelo software em qualquer cor que o usuário quiser. O G635 funciona também em PS4, Xbox e Nintendo Switch. Porém, como usam conector P2, somente terão som estéreo em vez do surround 7.1.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.